A Eletrobras Distribuição Amazonas realizou, nesta sexta-feira (09), uma ação de fiscalização visando combater e coibir a prática de furto de energia. O estabelecimento flagrado foi uma fábrica de reciclagem plástica, localizada na Rua Flamboyant, bairro Distrito Industrial II, Zona Leste de Manaus. A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada no Combate Ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS) e perícia do Instituto de Criminalística (IC).
No ato da inspeção foi constatada ligação clandestina na rede de média tensão da Distribuidora, sem nenhum tipo de medição. A Fábrica só tinha medição na rede de baixa tensão, que registrava apenas 3% do consumo total.
A ligação clandestina foi retirada de imediato e foram adotados os procedimentos de recuperação de energia. O responsável pelo estabelecimento foi notificado pela autoridade policial a prestar esclarecimento. Os prejuízos causados à Distribuidora e à sociedade foram de aproximadamente R$ 55.449,32.
A Distribuidora reitera que, conforme a resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a medição de energia elétrica da unidade consumidora deve estar acessível à Distribuidora para inspeções.
A Eletrobras destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.
AMAZONIANAREDE-ASCOM