Eletrobras Amazonas Energia apresenta investimentos aos prefeitos do Amazonas

Manaus – O diretor-presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Marcos Aurélio Madureira da Silva, acompanhado dos diretores: Marcos Vinícius Nogueira (Planejamento e Expansão), Radyr Gomes de Oliveira (Geração e Operação para o Interior) e Tarcísio Rosa (Geração, Transmissão e Operação para a Capital), além de assistentes e gestores, se reuniram, na manhã dessa segunda-feira (10) com os prefeitos do interior do Estado do Amazonas.

O encontro aconteceu no Da Vinci Hotel, em Manaus durante o ‘Fórum Amazonense de Municípios’ realizado pela Associação Amazonense de Municípios (AAM). Na ocasião, os prefeitos puderam acompanhar às explanações sobre os investimentos que a empresa vem realizando no interior do Estado, como: ampliação da geração, aumento da tancagem (reserva de óleo combustível), melhoria e ampliação da rede de distribuição, redução dos índices de interrupção de energia, aumento de transformadores, substituição de postes de madeira por poste de fibra de vidro – considerados mais resistentes e adequados ao uso no interior.

O presidente da AAM e prefeito do município de Boca do Acre, Iran Lima, considerou o encontro de grande relevância. “É claro e evidente que nos últimos anos a Eletrobras Amazonas Energia avançou muito na questão de geração e expansão de redes no interior do Estado. Esse tipo de explanação como a que foi feita hoje para a Associação (AAM) é muito importante para que possamos ver como está a situação de cada município e também para tentarmos buscar mais recursos que possam ampliar e melhorar a situação da população interiorana”, declarou Lima, ressaltando que o mais importante do encontro foi a parceria criada entre concessionária e prefeituras.

Investimentos

Com a estimativa de um aporte de aproximadamente R$ 230 milhões somente para o interior do Estado do Amazonas neste ano, a Eletrobras Amazonas Energia também prevê, entre outros investimentos, a aprovação do projeto que dará continuidade à construção das miniusinas fotovoltaicas (energia solar) em áreas remotas do Estado.

“Em algumas regiões remotas do Amazonas não é possível construir redes de forma convencional como as que são executadas pelo Programa Luz para Todos (PLpT). Para esses casos, a principal alternativa é a construção das miniusinas fotovoltaicas. Hoje temos 12 miniusinas em perfeito funcionamento. E, a partir desse projeto-piloto, temos outro projeto, em fase de aprovação, que deverá expandir as miniusinas para atender, inicialmente, a um quantitativo de 1.200 unidades consumidoras. Na sequência, iniciaremos o georreferenciamento de 40 mil unidades”, revelou o diretor-presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Marcos Aurélio Madureira.

Ainda durante o evento, Madureira também salientou a continuação do PLpT no Estado e informou que para esse ano, a meta do programa do Governo Federal é executar mais de 13 mil ligações em todo o Amazonas.

(Ascom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.