DPE firma TAC com Detran-AM e PGE para facilitar procedimento de baixa de veículos

Leonel Feitosa, diretor-gral do Detran, AM

Amazonas – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) vai adotar novo procedimento de bloqueio ou baixa definitiva e temporária, no sistema do órgão, para veículos com mais de 20 anos de uso e com, no mínimo, cinco anos de atraso do licenciamento anual.

A medida foi acertada por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo defensor público Carlos Almeida Filho, titular da Defensoria Especializada de Atendimento e Interesses Coletivos, da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM).

O TAC foi assinado na manhã desta quinta-feira, 30 de março, por Carlos Almeida Filho, o diretor do Detran-AM, Leonel Feitosa, e a titular da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Heloysa Simonetti Teixeira, e deverá ser homologado amanhã, 31 de março.

A mudança visa solucionar a grande demanda de proprietários de veículos que vinham acumulando dívidas junto ao Detran-AM porque não comunicaram de forma adequada o órgão sobre a situação do veículos – furtados, vendidos ou que não estão mais em condições de uso.

Bloqueio administrativo

Com o TAC, o bloqueio administrativo poderá ser realizado quando o proprietário não fizer a comunicação de venda do veículo e depois não souber identificar o comprador. Basta preencher um formulário e pagar a taxa de bloqueio junto ao Detran-AM.

É necessário apresentar cópia autenticada do documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Nos casos em que o veículo se encontra com registro de furtado ou roubado no sistema de Registro Nacional de Veículo (Renavam), também deverá ser apresentado o documento de Certidão de Irrecuperabilidade original, emitido pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos.

Baixa obrigatória

De acordo com a Resolução 11/1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a baixa de veículos é obrigatória nos casos de veículo irrecuperável;  veículo definitivamente desmontado; sinistrado com laudo de perda total e aqueles que foram vendidos ou leiloados como sucata.

Segundo o TAC, a baixa dos veículos suspenderá a geração de débitos, mas não fará com que dívidas anteriores sejam perdoadas, inclusive aqueles que possuem incentivos fiscais.

Amazoninanarede

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.