Domingo de eleição para o Conselho Tutelar de Manaus

Domingo de eleição para o Conselho Tutelar
Domingo de eleição para o Conselho Tutelar
Domingo de eleição para o Conselho Tutelar

Manaus, AM – Eleitores de Manaus votam hoje domingo, para eleger conselheiros tutelares que irão atuar na capital. De acordo com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), a votação começou sem imprevistos. O voto pode ser feito até as 17h deste domingo.

Ao todo, 165 candidatos concorrem a 45 vagas para conselheiro titular e 45 vagas para suplente.

A votação é realizada em 143 escolas, com um total de 375 urnas, espalhadas em todas as zonas da cidade, incluindo a zona rural rodoviária e ribeirinha.

Por volta das 8h30, a votação ocorria de forma tranquila, com poucos eleitores na maior parte dos colégios eleitorais.

Na Escola estadual Dom João de Souza Lima, Avenida Timbiras, Cidade Nova, a votação ocorria normalmente. Perto das 9h, a movimentação também era calma na Escola Mun. Dr. Magalhães Cordeiro, situada na Rua Aurélio Pinheiro, Novo Aleixo.

Na Escola Princesa Isabel, Rua Ramos Ferreira, Centro, a votação teve início conforme previsto.

Após o encerramento do pleito, as urnas serão recolhidas e escoltadas pela Polícia Militar (PM) e pela Guarda Municipal até a Arena Amadeu Teixeira, onde ficarão guardadas. A apuração, acontecerá nesta segunda-feira.

Locais de votação

Um Disque Eleição (0800 092 6644) também foi disponibilizado para tirar dúvidas de eleitores sobre os pontos de votação. A lista completa de escolas também pode ser consultada no site manaus.am.gov.br.

A Prefeitura destacou que eleitores que fizeram o cadastramento biométrico até o dia 30 de outubro devem votar nos novos locais de votação. Os demais, que não fizeram o cadastramento biométrico ou que fizeram o processo após essa data, devem votar em seus antigos endereços eleitorais, pois ainda não foram atualizados no sistema do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM)

Conselheiro Tutelar
Os conselheiros têm a função de agir sempre que existe a omissão e/ou violação dos direitos das crianças e dos adolescentes e garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja respeitado.

Eles agem em casos de violência sexual, evasão escolar, trabalho infantil, consumo de álcool e drogas, entre outras situações. A carga horária será de 40 horas semanais, além dos plantões, para os eleitos. A posse dos conselheiros eleitos será em janeiro de 2016.

Amazonianarede

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.