Manaus, AM – Dom Sergio Castriani, Arcebispo Metropolitano de Manaus, presidiu a tradicional missa da quarta-feira de cinzas (6/3), que marca o início da Quaresma no calendário cristão.
A Santa Missa foi realizada às 18h na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Igreja da Matriz, e contou com a presença de centenas de fiéis que compareceram para receber as cinzas na testa, como símbolo de arrependimento perante Deus e lembrança da própria mortalidade, “do pó viemos ao pó voltaremos”, como lembrou o evangelho.
Homilia
Após uma breve homilia, realizada pelo pároco, Pe. Hudson Ribeiro, iniciou-se o rito da imposição das cinzas, com a bênção realizada por Dom Sergio e, na sequência, padre e ministros, sinalizaram na testa dos fiéis presentes com as cinzas, dizendo a cada um “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Trata-se de um sinal de penitência, simbolismo que relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça, como sinal de arrependimento perante Deus, quando reconhecemos nossa condição de criaturas limitadas, mortais e pecadoras.
Amazoninarede