Discurso de Francisco no Congresso norte-americano é aguardado com apreensão

Discurso de Francissco está despertando muita expectativa e apreensão nos Estados Unidos
Discurso de Francissco está despertando muita expectativa e apreensão nos Estados Unidos
Discurso de Francissco está despertando muita expectativa e apreensão nos Estados Unidos

Estados Unidos  – O Papa Francisco faz nesta quinta-feira (24) um discurso muito aguardado diante do Congresso dos Estados Unidos. Os republicanos, que fazem oposição ao presidente Barack Obama, estão preocupados.

O Papa Francisco e o presidente Obama exibiram sintonia em temas que costumam dividir os dois maiores partidos americanos.

Republicanos estão preocupados. Francisco e o presidente democrata Barack Obama mostram sintonia em temas que dividem os dois partidos.

Em um discurso na Casa Branca, Francisco elogiou as iniciativas do governo democrata para combater as mudanças climáticas. Um problema que, segundo ele, não pode ser deixado para a próxima geração.

Muitos pré-candidatos republicanos, como o ex-governador Jeb Bush e o senador Marco Rubio, questionam os estudos científicos que responsabilizam o homem pelo aquecimento global.

Francisco também estava afinado com Obama no tema imigração – outro assunto que afasta democratas e republicanos.

O Papa lembrou que é filho de imigrantes e que estava feliz por visitar um país construído por famílias assim.

Durante o passeio de papamóvel, Francisco recebeu das mãos de uma menina de 5 anos uma carta pedindo que ele pressione o Congresso americano para fazer a reforma da imigração.

O Papa também não fugiu dos temas espinhosos para a Igreja. Em um encontro com bispos de todo o país, ele elogiou a coragem dos líderes católicos americanos para lidar com os escândalos sexuais e afirmou que esses casos de abuso não podem se repetir.

No meio dessa maratona de compromissos, Francisco ainda teve energia para ficar bem perto dos fiéis. A política, então, ficou fora da agenda do Papa. Em um altar montado em frente à maior igreja católica dos Estados Unidos, ele foi celebrar uma missa para 25 mil pessoas e também canonizar um missionário espanhol.

O novo santo é o frei franciscano Junípero Serra, que levou a fé católica à costa oeste dos Estados Unidos no século XVIII.

A grande expectativa nesta quinta-feira (24) é para o discurso no Congresso, uma honra nunca dada a outro Papa. Foi o presidente da Câmara dos Deputados, o católico John Boehner, quem fez o convite no início do ano.

Mas ele pode ter comprado uma tremenda dor de cabeça para o partido dele, o Republicano. De lá para cá, o chefe da Igreja tomou decisões e fez pronunciamentos que vão contra o pensamento conservador, predominante entre os republicanos.

Antes mesmo do discurso do Papa no Congresso, os republicanos mais conservadores já reagiram.

A deputada Marsha Blackburn afirmou que ainda não há evidência da ação do homem sobre o aquecimento global.

O deputado Paul Gosar, católico fervoroso, avisou em uma rede social que vai boicotar a visita do Papa ao Congresso.

E o presidenciável Chris Christie, também católico, disse que o Papa tem autoridade sobre assuntos religiosos, não sobre política.

Amazonianarede-Agencias internacionais

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.