Devotos também homenagearão Nazaré com Círio e eventos nas comunidades em Manaus

(Amazonianarede – Redação)

A maior festa do país em honra a Nossa Senhora de Nazaré ocorre em Belém mas os católicos devotos da santa no Amazonas e particularmente em Manaus, também terão a oportunidade de festejar com o tradicional Círio, a Senhora de Nazaré.

A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré anunciou a programação especial em homenagem à mãe de Jesus, que será iniciada amanhã, sábado dia 12 e será encerrada no próximo domingo, dia 27.

“Todos os devotos que gostariam de fazer algum pedido ou agradecer Nossa Senhora por alguma graça alcançada vão expressar a fé em caminhada, reza do terço, canções e louvações a Nossa Senhora”, disse o pároco da igreja de Nazaré, padre Mário Missiato, sobre a importância do evento para os devotos.

A partir das 16h de sábado, será relizada a abertura oficial dos festejos em Manaus, na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. Em seguida, a imagem será transladada até a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na Praça 14. No domingo (13), às 6h30, será realizada a missa que precederá nova procissão do santuário de Fátima até a Praça de Nossa Senhora de Nazaré.

As homenagens seguirão nos sábados e domingos até o dia 27 de outubro. Serão realizadas missas e eventos em comunidades e na própria Paróquia de Nazaré.

Histórico

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros em uma caminhada de fé pelas ruas da capital do Pará, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus. Um dos símbolos tradicionais do Círio, a corda, mede 800 metros de comprimento e 48 milímetros de diâmetro. Na procissão, a Berlinda, que carrega a imagem da Santa, é seguida por romeiros de Belém. No percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Virgem.

Em setembro de 2004, o Círio de Belém foi registrado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.

O termo ‘Círio’ é de origem latina e vem da palavra ‘cereus’ (de cera), que significa vela grande de cera. O instrumento, muito utitilizado nas procissões em Portugal, passou a ser sinônimo da procissão de Belém, no Pará.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.