DETRAN inicia por Parintins e Coari trabalho de conscientização no interior

Manaus – O diretor do departamento de trânsito no Amazonas, Leonel Feitoza anunciou que as cidades de Coari e Parintins serão as primeiras do interior a receberem equipe técnica do órgão visando à conscientização dos motoristas e regularização de veículos e processo de retirada das carteiras de habilitação.

“Não adianta apenas punir, mas realizar ação de educação no transito. Nosso primeiro objetivo não é punir, mas repassar conhecimento. O motorista deve entender que capacete salva vidas e respeitar o direito do próximo”, diz Leonel.

A maior cidade em número de população do baixo Amazonas, Parintins, registrou cinco mortes no trânsito e mais de 300 incidentes e acidentes em 100 dias.

Os acidentes tem incidência com menores e motoristas embriagados. O deputado estadual Tony Medeiros (PSL) manteve contato com diretor Leonel e o DETRAN chega a Ilha a partir de 8 de maio. “Antes o DETRAN vinha em Parintins apenas aplicar multa na época do festival folclórico. Agora queremos uma participação mais ativa e o novo diretor também entende dessa maneira”, afirmou Tony Medeiros.

A Câmara de Parintins realizou a pedido do vereador Nelson Campos (PRTB) audiência pública no inicio do mês de março para discutir a situação do trânsito. No entanto, lamenta Campos, até agora a prefeitura municipal não entrou de fato com sua responsabilidade.

“Não podemos ser negligentes com a vida das pessoas que estão morrendo e sendo mutiladas. Foi prometido naquela audiência que a prefeitura iria contratar um técnico para verificar essa questão e até o momento nada”, comentou Nelson Campos.

O trânsito na cidade de Parintins tem lei sancionada instituindo a empresa responsável pela municipalização há mais de seis anos, no entanto desde administração passada não saiu do papel.

Ano passado foi nomeado o diretor municipal de trânsito e anunciado a contratação de fiscais para operacionalizar a municipalização, mas na prática não existe a atuação.

Fonte: Hudson Lima/JI

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.