Detran atende Denatran e altera o sistema de vistoria de veículos

Manaus – Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), vai alterar o sistema de vistoria de veículos que passará a ser feita por uma empresa, dentro de uma nova metodologia exigida pelo Denatran.

Como ainda faz vistorias manuais, todos os processos de transferência de veículos posteriores a setembro de 2011 são, à luz da portaria 1334, ilegais. A portaria é clara quanto a isso: “Fica vedada a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) para vistorias que não estejam registradas no Sistema Nacional de Controle e Emissão do Certificado de Segurança Veicular (SISCSV)”.

Para fazer vistorias aceitas pelo sistema, o Detran precisará investir mais de R$ 1 milhão na preparação de funcionários, compra de sistemas informatizados e até mesmo numa certificação ISO 9000. Não há previsão para este investimento. Sem o CRV, o condutor não pode fazer o licenciamento anual nem vender o veículo.

Online

Pelas novas regras, ao solicitar a vistoria do veículo, o proprietário terá o carro filmado por câmeras especiais durante todo o processo. Outras câmeras vão filmar a placa, o número do chassis e o número do motor. O objetivo é reduzir fraudes e a legalização de veículos roubados ou com motores adulterados.

Com o registro dessas imagens, o vistoriador entra no Siscsv, recebe uma autorização se a biometria dele for confirmada, e insere os dados registrados. Se houver alguma divergência, a vistoria é reprovada automaticamente e o proprietário não conseguirá renovar o licenciamento ou vender o veículo para um terceiro.

Ainda conforme a portaria, os dados recolhidos pelo organismo vistoriador devem ser encaminhados a uma Unidade de Gestão Central (UGC), que são quatro para atender o Brasil. Dessa UGC, os dados são inseridos na Base Informatizada Nacional (BIN), onde são checados para saber se há, em algum lugar do País, uma reclamação para roubo ou furto do veículo vistoriado.

(Amazonianarede – Assessoria) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.