Manaus – Trinta e cinco mil pessoas acompanharam, neste domingo, 7, o desfile militar da Independência, realizado pela primeira vez no Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste. A programação começou por volta das 8h e contou com a presença do prefeito Arthur Virgílio Neto e do governador José Melo, entre outras autoridades.
O desfile reuniu todas as Forças Armadas – Marinha, Exército e a Aeronáutica – além do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Amazonas. O desfile nas águas do Rio Negro foi inédito e realizado pelo 9° Distrito Naval. Houve também apresentação aérea e terrestre.
O grande número de pessoas prestigiando a programação foi para o prefeito a melhor resposta de que tanto as Forças Armadas quanto o público aprovaram a realização do evento no novo local. “Eu estava ansioso para ver qual seria a reação das pessoas e vi um entusiasmo danado e muita alegria no rosto de todos. Foi um desfile belíssimo que mantém viva essa nossa tradição do dia 7 de setembro. Aqui vimos militares da Colômbia e Peru. Vimos o nosso Exército, Marinha e a Aeronáutica muito bem. O Corpo de Bombeiros reaparelhado, a Polícia Militar grandiosa com seus cães. Sentimos toda uma energia de combatentes com mais de 90 anos. Enfim, foi um evento maravilhoso. Ano que vem esperamos aprimorar ainda mais essa organização”, disse o prefeito.
O vice-almirante do comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, Domingos Sávio, aprovou o desfile militar na Ponta Negra, principalmente, porque este ano, pela primeira vez, pôde-se realizar o desfile fluvial. “Aqui foi um lugar excelente e creio que vai ficar consagrado porque pudemos unir o desfile naval, o desfile aéreo e também o terrestre. É um grande momento no qual o povo se sente engrandecido ao ver suas Forças Armadas”, destacou.
Para o governador José Melo, a semana foi de emoções. Ele destacou o desfile grandioso realizado pelos estudantes, na última sexta-feira, no sambódromo, e também a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O governador pontuou como positiva a mudança de local do desfile militar, lembrando que a Ponta Negra foi uma grande sede para a FIFA Fan Fest™ em Manaus, tornando-se agora, também, palco do desfile da Independência do Brasil na cidade. “Este 7 de setembro reativa em todos nós o fogo do amor à Pátria, ao Amazonas, ao Brasil. Tivemos uma semana muito abençoada e aqui na Ponta Negra deu tudo certo.
Organização
O comandante Militar da Amazônia, general Cals Theophilo, afirmou que todo o desfile foi organizado sem prejuízos ao trânsito e aos moradores da Ponta Negra e, devido ao resultado alcançado, não descartou a possibilidade de a programação voltar a ocorrer nos próximos anos na Ponta Negra. “Vamos pensar e aprimorar cada vez mais. Vamos mostrar a juventude que esporte, patriotismo e civismo estão juntos”, frisou.
Ao todo, 50 homens do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) atuaram na área para garantir a fluidez do trânsito. Segundo o diretor de Operações do Instituto, coronel Raimundo Encarnação, o evento foi concluído sem transtornos nas vias.
Vinte e três fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) coordenaram as operações de transporte coletivo para o evento.
Para evitar que ambulantes irregulares trabalhassem na área reservada ao evento, a Prefeitura de Manaus destacou 15 fiscais da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento para atuarem na Ponta Negra.
Fonte: Semcom