
Manaus – A Policia Civil descobriu no meio da semana um segundo túnel que seria usado para fugas de presos foi encontrado dentro do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) durante uma revista de rotina, segundo informou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, ( Seap) A entrada do local estava escondida embaixo de uma cama na cela 3, da ala 1º do pavilhão.
O Comando de Policiamento Especializado (CPE) encontrou um túnel de aproximadamente 2 metros de altura e 20 de extensão na cela 8, da ala 1 do pavilhão 3, os agentes da Umanizzare Gestão Prisional, policiais militares do Batalhão de Choque e agentes da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe), continuaram o trabalho que se estendeu até a noite.
Interdição do túnel
Nesta sexta-feira (29), equipes da Seap ainda trabalham no local para encontrar o caminho que estava sendo feito e verificar qual o comprimento e extensão do túnel. Para começar a fechar, será necessário que uma equipe cave pelo lado de fora, segundo a Seap.
A suspeita de que o túnel poderia chegar até a mata que se encontra atrás do complexo.
O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Pedro Florencio, explicou que as descobertas só foram realizadas por conta de informações do Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen).
De acordo com o secretário, pela forma como foi encontrado, os túneis não foram construídos recentemente. “Antes da nossa administração qualquer tipo de material de construção entrava na unidade. Nós proibimos isso há 3 meses, quando chegamos e, por isso, não existe a possibilidade dessa construção ter sido feita recentemente”, lembrou Florencio que reforça que as fiscalizações vão ser intensificadas para garantir a ordem e a disciplina dentro das unidades prisionais.
Amazonianarde-Seap