Descoberta nova espécie de cogumelo na Amazônia

21-11cogumeloManaus – Durante pesquisas a campo, a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Tiara Sousa Cabral, descobriu uma nova espécie de cogumelo, o Geastrum inpaense.

De acordo com Cabral, trata-se de um microfungo, organismo responsável pela decomposição de matéria orgânica e pela reciclagem de nutrientes em florestas.

O Geastrum inpaense foi coletado no Campus I do Inpa e, por isso, recebeu o segundo nome da nova espécie de cogumelo em homenagem ao instituto. Além dele, outros 11 fungos foram registrados, dentre eles, a primeira ocorrência de Mutinus fleischeri no continente americano; o Phallus atrovolvatus no Brasil e as espécies Geatrum lloydianum, Geatrum schweinitzii, Phallus merulinus e Staheliomyces cinctus, como novos registros para a Amazônia Central.

A pesquisadora ressalta que estes organismos são fundamentais para os ecossistemas terrestres. “Os gasteróides são fungos que possuem a liberação dos esporos de forma passiva, ou seja, dependem de forças externas para liberação e consequente dispersão dos esporos.

Essa dispersão pode se dar por insetos, ou ainda por correntes de ar, como ocorre em espécies do gênero Geastrum”, explica. Segundo Tiara Cabral, os fungos desta família apresentam grande diversidade morfológica e ampla distribuição geográfica.

A pesquisa foi realizada em 2011 e os resultados fazem parte da tese de doutorado da pesquisadora, que teve orientação de Charles Clement, do Inpa. Cabral diz que apesar de numerosos, os estudos sobre os fungos gasteróides ainda estão em fase inicial pelo mundo.

Charles Clement também afirma que esta pesquisa contribui para o estudo deste grupo, ainda desconhecido, mas de vital importância para os ecossistemas e a economia.

O pesquisador também ressalta que, segundo o relatório “Avaliação do Estado do Conhecimento da Biodiversidade Brasileira”, coordenado pelo pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Thomas Lewinsohn, a estimativa é que, no mundo, existam cerca de 1,5 milhão de espécies de fungos e que apenas 72 mil sejam conhecidos.

Amazonianarede – Ascom, Inpa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.