Desastres naturais passam a ser controlados por pluviômetros

(Reportagem: Ulysses Marcondes/Foto: Marinho Ramos)

A prefeitura de Manaus iniciou na manhã desta quarta-feira, 23, o processo de capacitação para instalação e utilização de dez pluviômetros disponibilizados à Defesa Civil do Município pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Os aparelhos serão utilizados para captar dados sobre a intensidade das chuvas em áreas de risco.

Em uma reunião realizada na sede da prefeitura, técnicos da Defesa Civil Municipal, Cemaden, integrantes do Núcleo de Proteção de Defesa Civil (Nupdec) e representantes de rádios comunitárias conversaram sobre a utilização dos equipamentos.

A geóloga Maria Rita de Souza Fonseca, representante do Cemadem, explicou aos presentes como funciona o equipamento e orientou os comunitários quanto à utilização.

“Esse equipamento é semiautomático e irá medir e guardar os dados sobre as chuvas para auxiliar, com essas informações, o trabalho de monitoramento da Defesa Civil em áreas de risco”, ressaltou.

Para o engenheiro e diretor de Operações da Defesa Civil, Cláudio Belém, a participação da comunidade nesse processo é muito importante. “Convocamos comunitários que já receberam treinamento da Defesa Civil para nos ajudar nesse monitoramento, para que eles consigam entender o processo de coleta de dados através do pluviômentros”, destacou.

Comunidade

O líder comunitário do Parque Mauá José Rosivaldo participou da reunião e ficou impressionado com a novidade. A localidade que ele representa é considerada uma das áreas de risco mais críticas da cidade.

“Para nós será muito importante medirmos a intensidade das chuvas. Se tivermos problemas sairemos de casa antes de acontecer algo e ainda podemos colaborar com a defesa civil”, disse, empolgado.

Os dez pluviômetros serão distribuídos de acordo com o mapeamento de áreas de risco da Defesa Civil e devem demorar cerca de trinta dias para serem instalados.
O primeiro equipamento será montado na Base da Defesa Civil no Bairro de Vila da Prata, zona Oeste.

Pluviômetros

A disponibilização dos equipamentos faz parte do Projeto “Pluviômetros nas Comunidades” e se deu pela parceria entre o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Integração Nacional (MI) e o município de Manaus.

O pluviômetro funciona em tempo integral aferindo a quantidade de chuva e mostrando os dados através de um visor. O comunitário responsável pelo aparelho, tem condições de avaliar a situação através dos dados e acionar a defesa Civil antes que algo aconteça.

Em Manaus os pluviômetros vêm ajudar no Programa Municipal de Risco e Resposta ao Desastre desenvolvido pela prefeitura com objetivo de monitorar as áreas críticas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.