Deputado quer o Amazonas com mais municípios

Manaus – Defendendo a ideia de que o Estado do Amazonas poderá ter um maior número de municípios, o deputado Tony Medeiros, presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Aleam, reafirmou o compromisso de apoiar as comunidades do interior do Amazonas que desejam tomar esse caminho.

Tony disse que 27 comunidades estão cadastradas na Comissão de Assuntos Municipais para obter informações sobre o processo de municipalização. Segundo o deputado, a emancipação é a chance de muitas comunidades desenvolverem suas aptidões regionais, como turismo, agricultura, pecuária e mineração, entre outras.

Aprovada pela Câmara Federal no mês passado, a Lei Complementar 416 será agora analisada pelo Senado Federal. Caso seja aprovada, imediatamente a responsabilidade pela criação de municípios passa para os Estados, gerando assim mais responsabilidade na análise do futuro crescimento das regiões.

“O sonho de muitas pessoas foi reacendido, uma vez que as comunidades mais desenvolvidas do Amazonas podem se tornar municípios e obter maior desenvolvimento”, disse Tony.

Na opinião do parlamentar, algumas comunidades no interior do Amazonas têm condições de se tornarem municípios, pois dispõem de infra-estrutura, população e meios para se desenvolver independentemente.
Tony citou o caso dos distritos de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, e Novo Remanso, em Itacoatiara.

Ambos possuem economia ativa, que não depende dos repasses feitos pelas prefeituras. Os distritos também possuem número de habitantes superior a seis mil pessoas, que é um dos requisitos necessários à emancipação.

(Amazonianarede – Assessoria) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.