Denúncia levou polícia ao suspeito do atentado de Boston

Boston, USA – Uma ligação de um morador de Watertown, na região metropolitana de Boston, ajudou a polícia a cercar e capturar Dzhokhar Tsarnaev, o segundo suspeito de envolvimento no atentado de Boston, na noite desta sexta-feira.

O comissário da polícia de Boston, Ed Davis, disse que um homem que havia ficado o dia todo em casa saiu por alguns momentos e viu manchas de sangue em um barco que estava em um quintal perto de sua casa. Ele então levantou a lona “e viu um homem coberto de sangue”. Em seguida, o morador recuou e telefonou para a polícia.

Cerco final – O comissário afirmou que, mesmo sangrando, Dzhokhar ainda trocou tiros com os policiais, de dentro de seu esconderijo. O suspeito não tinha explosivos com ele no momento da captura. Dzhokhar, de 19 anos, estava escondido na Franklin Street, fora do perímetro coberto pela polícia ao longo do dia, quando as autoridades disseram que foram feitas buscas porta a porta.

De acordo com o jornal Boston Globe, durante o cerco final de mais de uma hora ao quintal onde estava o suspeito, a polícia usou um helicóptero equipado com uma câmera com sensor infravermelho para monitorar os movimentos de Dzhokhar dentro do barco. Bombas de luz, armas não-letais utilizadas para atordoamento, também foram usadas na aproximação. O maior temor das forças de elite na última parte da caçada era de que o suspeito estivesse com uma bomba presa ao corpo e pudesse cometer suicídio, algo que acabou não se confirmando.

O outro suspeito do atentado, Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, irmão de Dzhokhar, foi morto em uma troca de tiros com a polícia ainda na noite de quinta-feira.

Comemoração – Com a informação sobre a prisão de Dzhokhar, centenas de moradores da região saíram às ruas para comemorar. Além dos gritos exaltando Boston e os Estados Unidos, a multidão também festejou a atuação das forças de segurança na caçada aos suspeitos. Por uma noite, policiais e membros das forças de elite viraram celebridades em Boston.

O próprio departamento de polícia de Boston mostrou entusiasmo com o fim da perseguição e publicou no Twitter: “CAPTURADO!!! A caçada terminou. A busca foi feita. O terror acabou. E a justiça venceu. Suspeito sob custódia”. O prefeito de Boston, Tom Menino, também se manifestou: “Nós o pegamos”.

Caçada – A longa perseguição aos suspeitos começou na noite de quinta-feira, quando polícia local e o FBI foram acionados após relatos de um tiroteio no prédio 32 no campus do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), em Cambridge. A troca de tiros deixou um guarda universitário morto (1).

A polícia local, agentes do FBI e integrantes da SWAT, o esquadrão de operações especiais da polícia americana, cercaram o campus, mas os suspeitos conseguiram escapar. Pouco depois, a polícia recebeu a informação de que um motorista havia sido sequestrado por dois homens armados (2). Cerca de 30 minutos depois, o motorista foi deixado em um posto de gasolina em Cambridge (3). Ele não sofreu ferimentos.

Mais tarde, a polícia divulgou imagens de Dzhokhar captadas pela câmera de segurança de um posto bancário (4), no fim da noite de quinta. A partir daí, foi montada uma megaoperação policial, com mais de 9.000 policiais, veículos blindados e helicópteros, para cercar os fugitivos na cidade de Watertown (5), região metropolitana de Boston.

Fonte – Veja

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.