DEMA é a primeira Delegacia do Brasil a enviar virtualmente inquérito à Justiça

Amazonianarede – Assessoria

Manaus – O Delegado Geral de Polícia Civil do Amazonas, Josué Rocha, acompanhado do Delegado Geral Adjunto, Mário Aufiero, e do Diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Delegado Emerson Negreiros, esteve na tarde desta terça-feira (12) na sede da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA) para acompanhar o processo de envio do primeiro inquérito virtual concluído pela unidade.

Eles foram recepcionados pela Delegada Titular da DEMA, Izolda de Castro, que explicou as vantagens do sistema inovador. “O novo sistema permite que os procedimentos feitos na delegacia sejam encaminhados virtualmente à Vara Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa). Isso trará mais agilidade ao julgamento dos processos”, declarou Izolda na ocasião.

Como funciona o processo de envio

Após a conclusão do inquérito, o procedimento é digitalizado e arquivado em formato compatível ao portal de serviços do Tribunal de Justiça. A finalização do envio é feita com o preenchimento das informações e tipificações solicitadas pelo portal e o arquivo anexado. O número do processo é gerado pelo próprio sistema, instantaneamente.

De acordo com a Delegada o novo procedimento além de acelerar o processo, diminui o gasto com papéis, tempo e pessoal.

O Delegado Geral, Josué Rocha, testou o novo procedimento de envio e aprovou a funcionalidade do sistema. “A Polícia Civil e a Justiça a partir desse momento poderão dar uma resposta mais ágil à sociedade entre a apuração e o julgamento dos crimes ambientais”, ressaltou.

Para o Delegado Geral Adjunto, Mário Aufiero, a implantação do serviço representa um grande avanço para a Polícia Civil do Estado. “Não temos medido esforços para aprimorar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição. Esse sistema é realmente inovador e temos muito orgulho em sermos pioneiros no País”, destacou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.