Delegado Geral Adjunto visita turmas de alunos-delegados no Iespe

(Foto: Ascom)

O Delegado Geral Adjunto de Polícia Civil, Mário Aufiero, visitou na manhã desta quarta-feira (6) o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iespe – Campos de Ensino 2), antiga Academia de Polícia Civil (Acadepol), onde está sendo realizado o curso de formação para os alunos- delegados que estavam na lista de espera do concurso da Polícia Civil de 2009.

Durante visita às três turmas, Aufiero falou aos 95 alunos-delegados sobre as temáticas das aulas e atividades práticas que devem ser realizadas até a conclusão do curso, previsto para ser encerrado em março de 2014.

Até o final do ano, os candidatos ao cargo de delegado vão iniciar o estágio sob a supervisão de professores nas delegacias da capital e na Região Metropolitana de Manaus. Eles irão compor grupos de 10 alunos e cada equipe terá um orientador para as instruções em campo.

“É importante conhecer a realidade da delegacia. Quem tiver interesse poderá ir a um dos municípios próximos. Depois na sala de aula, trazer o feedback, dividir a experiência com os colegas. São coisas mínimas, mas necessárias para torná-los bons profissionais,” enfatizou Aufiero.

O Titular do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Delegado Sandro Sarkis, que acompanhou a visita, ressaltou a importância da experiência para aprender a lidar com as situações da profissão. Sarkis ressaltou ainda que no interior do Amazonas, em média 70% da população procura as delegacias para pedir orientação.

“Muitas vão até o delegado de polícia para buscar resolver o problema, por isso é importante saber lidar com as pessoas e gostar de pessoas. É uma oportunidade que eu, por exemplo, não tive. Tomei posse no dia 4 de dezembro e no dia 5 assumi o plantão. No primeiro dia já me deparei com um caso de homicídio. Essa oportunidade que eles estão tendo vai prepará-los no momento de assumir a titularidade,” destacou Sarkis.

Até o fim de novembro, os alunos-delegados receberão o compêndio de normas da Polícia Civil do Amazonas, contendo as portarias normativas e as leis que regulamentam o Sistema de Segurança Pública do Estado.
Aos candidatos, Mário Aufiero ressaltou a necessidade da leitura do Anuário de Segurança Pública (http://www2.forumseguranca.org.br) voltado ao monitoramento de instituições e políticas de Segurança Pública para a difusão do tema no País.
“O acesso ao anuário é gratuito. Ele traz considerações e reflexões estruturais sobre segurança. Isso é importante para ser entendido o cenário no País e também no Amazonas,” concluiu Mário Aufiero.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.