
Manaus, AM – Técnicos da Defesa Civil de Manaus participaram de um simulado de alerta nesta quarta-feira (26), no bairro Mauazinho, Zona Sul da capital. A ação fez parte dos treinamentos para a implantação de uma nova tecnologia na previsão e alerta de desastres.
De acordo com a Defesa Civil, foi testado um sistema que envia mensagens padronizadas (chamadas ou sms) para dispositivos móveis de usuários previamente cadastrados. Manaus foi a primeira cidade da região Norte a instalar o sistema.
Um alerta foi emitido da Central 199, na Compensa, Zona Oeste, para os telefones cadastrados no “sistema de alerta de desastres”. Os integrantes do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) que estavam no Mauazinho receberam a mensagem e planejaram ações para evacuação de moradores de áreas consideradas de risco geológico. De acordo com os dados do alerta, as informações relatavam chuva acima da média no local.
O procedimento reuniu técnicos da Defesa Civil de Manaus, voluntários do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Amazonianarede