Defesa Civil do Estado reúne prefeituras para orientar sobre prevenção a desastres

(Foto: Alex Pazuello – Agecom)

Representantes de 21 prefeituras municipais do Amazonas receberam treinamento do Governo do Estado para padronização das ações de socorro e prevenção em desastres naturais.

A oficina, destinada a coordenadorias municipais de defesa civil, foi realizada pelo Subcomando de Ações de Defesa Civil do Amazonas (Subcomadec) nesta terça-feira, dia 27 de agosto, no Centro de Convivência do Idoso, no bairro da Aparecida, zona sul de Manaus. No próximo sábado, dia 31 de agosto, o treinamento continua com a realização de um simulado técnico em Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus).

Todas as coordenadorias de Defesa Civil municipais do Estado foram convidadas para o treinamento. A oficina de preparação para desastres ofereceu orientações sobre os procedimentos corretos em casos de perigo, como enxurradas, deslizamento de terras, alagamentos, fortes chuvas e os fenômenos de cheia e seca dos rios, a principal causa de desastres no Estado, segundo a Defesa Civil.

“Vamos preparar e capacitar as prefeituras, através das suas coordenadorias municipais, para dar maior ênfase nas suas atuações, na capacidade de resposta, bem como orientações técnicas para a situação de prestação de contas. Isso é algo que a gente coloca muito em pauta porque nós precisamos assessorar bem as prefeituras para manter a linha de transparência”, frisou o secretário estadual de Defesa Civil, Roberto Rocha.

No próximo sábado, um simulado técnico de preparação de desastres será realizado no bairro Terra Preta, em Manacapuru. Voltado para moradores de áreas de risco, a nova capacitação vai orientar sobre os procedimentos que devem ser adotados, os canais para pedido de socorro e, principalmente, alertar sobre a necessidade de atenção para as situações de anormalidade.

Investimentos – Para fortalecer os núcleos municipais de Defesa Civil, Iranduba, Manicoré, Tefé e Uarini serão contempladas com kits e veículos para prestação de socorro, recursos da ordem de R$ 600 mil obtidos junto ao Ministério da Integração Nacional. Estão sendo atendidos nessa primeira fase os municípios que firmaram compromisso em modernizar e definir orçamento para a área.

Cada cidade irá receber um veículo tracionado, computador, GPS, máquina fotográfica e outros equipamentos que vão ajudar no trabalho de atendimento. “É o início de preparação, mas é algo que para nosso Estado é um benefício muito grande porque muitas prefeituras não possuem sequer isso. Estamos trabalhando para nivelar, para oferecer um nível de proteção maior”, disse Roberto Rocha.

Com as ações, a expectativa é melhorar o atendimento à população. O secretário estadual de Defesa Civil afirma que, para maior efetividade das ações, a população precisa se envolver na prevenção a acidentes, ficando mais atentas as situações de anormalidade. “É preciso desenvolver uma cultura de prevenção de risco, cultura da disciplina consciente de quando se vê as coisas acontecendo, o barranco caindo, a casa com fissuramento, as tomadas sobrecarregadas, procurar auxílio. Essa é uma cultura de prevenção que a gente quer implementar”, disse.

Encontro Nacional com Gestores Estaduais – Na próxima quinta-feira, dia 29 de agosto, e sexta-feira, dia 30 de agosto, gestores estaduais de Defesa Civil de todo o Brasil estarão reunidos em Manaus para a 5ª reunião deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil, entidade presidida pelo secretário de Defesa Civil do Amazonas, coronel Roberto Rocha.

A reunião vai discutir a adequação da Instrução Normativa Nº 01, que trata da preparação para a Copa de 2014, a transferência voluntária de recursos financeiros, além de problemas vinculadas as Defesas Civis estaduais. O encontro ocorrerá no Hotel Park Suites Manaus, avenida Coronel Teixeira, 1320 A, Ponta Negra, na área do Hotel Tropical.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.