Defesa Civil de Manaus conclui 2,4 mil metros de ponte

21-05ponteA Defesa Civil de Manaus concluiu 2,4 mil metros de pontes em bairros da orla da cidade, como uma das medidas de prevenção à cheia do rio Negro. As localidades que receberam as estruturas foram definidas estrategicamente pela prefeitura por todos os anos sofrerem consequências da subida das águas.

Segundo a Defesa Civil de Manaus, para a conclusão dos trabalhos resta apenas a construção de uma ponte no beco Beira Mar, no bairro Presidente Vargas, zona Sul, e duas no bairro de São Jorge, zona Oeste, sendo uma no beco Humberto de Campos e outra na rua 1° de Maio. O diretor operacional da Defesa Civil, engenheiro Cláudio Belém, disse que caso necessário, novas pontes podem ser construídas.

A construção das estruturas começou no dia 07 de abril. Até a sexta-feira, 23, prazo estipulado pelo órgão para a construção total das pontes, serão 2,6 mil metros concluídos.

A segunda fase do trabalho de prevenção à enchente começa esta semana e envolve uma ação integrada de diversos órgãos e secretarias da prefeitura: Defesa Civil de Manaus, Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal do Centro (Semc) e Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) – todos coordenados pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

O trabalho visa o atendimento às famílias que moram em áreas atingidas pela cheia. Com 28,96m nesta quarta-feira e, se mantido o ritmo de subida de quatro centímetros por dia do rio Negro, a marca de 29 metros, cota de emergência, deve ser atingida nesta quinta-feira, 22.

O diretor operacional da Defesa Civil, engenheiro Cláudio Belém, disse que a ação integrada dos órgãos tem a proposta de minimizar o impacto para as famílias afetadas. “Cada secretaria vai realizar o seu trabalho. Se o problema for lixo, a Semulsp atua. Se houver necessidade de retirada de famílias, a Semasdh fará o cadastro”. O último alerta de cheia será divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) no dia 30 de maio.

Foto: Altemar Alcantara e Tácio Melo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.