Defensoria Pública cria plantão para ampliar serviços à população carente

Manaus – Já está funcionando, desde segunda-feira, 15 de julho, o serviço de plantão da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), com atendimento nas áreas de família, cível e criminal.

O plantão funciona das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h, aos sábados e domingos, na sede da corregedoria da DPE-AM (rua 24 de maio, nº 321, Centro, zona sul) e segue orientação do governador Omar Aziz de mais oferta de serviços do órgão para a população carente que não têm condições de pagar os honorários de um advogado.

“Estamos fazendo este esforço para atender a população mais necessitada e com isso estabelecermos o equilíbrio nas relações judiciais, uma vez que o Ministério Público e o Tribunal de Justiça já mantêm esses plantões. Agora o cidadão também terá direito à defesa nos horários fora do expediente regular”, explica o defensor geral Ricardo Trindade.

Entre as causas emergenciais que podem ser atendidas pelo plantão da Defensoria Pública estão, por exemplo, as prisões de forma geral, na área criminal; as buscas e apreensões de menores, além das questões de guarda de menor, na área de família; e mandados de reintegração de posse, na área cível.

“A demanda é muito grande, principalmente na área criminal. Agora, as pessoas que se sentirem lesadas por qualquer tipo de coação podem procurar o plantão da Defensoria Pública. É um grande avanço porque estamos ampliando à população o direito a ser assistida”, afirma Trindade.

Esquema dos plantões – De acordo com o diretor de Apoio Jurídico e Assuntos Institucionais da Defensoria Pública, defensor público Ricardo Paiva, a demanda pelos serviços plantonistas já havia sido detectada há algum tempo pelo órgão, que iniciou um grande esforço para ampliar o serviço. O plantão será realizado em forma de escala, com um defensor público de cada área, no total de três por plantão, e mais o pessoal de apoio.

Hoje, a Defensoria Pública conta com 47 defensores. O quadro vai aumentar neste ano, quando os aprovados no concurso público começarem a ser nomeados para seus respectivos cargos. “Mas ainda estamos concluindo as etapas do concurso e a previsão é que apenas em setembro comecem as nomeações”, explicou o defensor geral, Ricardo Trindade.

SERVIÇO:

PLANTÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA

De segunda à sexta-feira: das 14h às 18h
Sábados e domingos: de 8h às 18h
Áreas de Atendimento: Civil, Criminal e Família.
Local de atendimento: Sede da corregedoria: Rua 24 de Maio, 321, Centro.

(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.