Parintins, AM – A cidade de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) ganhou uma unidade da Defensoria Pública do Amazonas. “A partir do dia 27 de novembro, próxima segunda-feira, quando este polo iniciar suas atividades, as cidades de Parintins, Nhamundá, Barreirinha e Boa Vista do Ramos terão defensores públicos permanentes, assim como servidores a serem selecionados entre os moradores para aqui permanecerem”, disse o defensor público geral, Rafael Barbosa. A unidade, em Parintins, é a primeira no interior.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Parintins, Bi Garcia, e do vice-prefeito, Toni Medeiros, do prefeito de Boa Vista do Ramos, Eraldo Trindade, de Nhamundá, Nenê Machado, e de Barreirinha, Glênio Seixas.
Para Rafael Barbosa, a inauguração da unidade dá início a um novo momento para a Defensoria Pública, pela necessidade da instituição se fazer presente no interior, de fato, com estrutura fixa e independente de qualquer outro órgão público. “Isso fortalece a isenção em suas ações”, afirmou.
A implantação de unidades polo no interior está só começando, prosseguiu o defensor. “Parintins é o primeiro polo. No ano que vem, teremos mais quatro polos. Estamos indo para o interior de forma estruturada, sem depender de favor de nenhum tipo de órgão público”, assegurou.
Funcionamento segunda
O Polo Zeca Pontes funcionará, a partir de segunda-feira (27), das 8h às 14hs, na rua Paraíba, 7.331, Itaúna 1. Haverá uma escala de atendimento nas cidades atendidas pelo Polo de Parintins e o assistido que mora em cada um dos municípios alcançados pela unidade, poderá ir até Parintins para receber seu atendimento integral.
A unidade polo terá atribuição em todas as áreas do Direito, Cível, Família, Criminal, Infância e Juventude, Idoso etc. Os defensores públicos também atuarão junto à Comarca de Parintins e nas comarcas que integram o polo, na realização de audiências e em todos os atos processuais pertinentes.
Os assistidos do polo de Parintins poderão também utilizar o Disk Defensoria, Disk-129, podendo ter acesso a todas as informações de que precisarem, ligando de graça.
Amazonianarede-DPAM