Defensores públicos atuam na capital

(Foto: Divulgação)

Ações da Defensoria Pública do Estado do Amazonas continuam nesta quinta-feira, 7 de novembro.

A nona edição do programa Defensoria Pública Itinerante 2013, iniciada nesta quarta-feira, 06 de novembro, no bairro Alfredo Nascimento, zona norte de Manaus, contou com a atuação quase exclusiva de defensores públicos no atendimento, orientação e assistência jurídica gratuita com a média de 180 atendimentos.

A maior parte dos assistidos buscava informações e defesa em casos da área de família, como pensão de alimentos, reconhecimento de união estável, guarda de menores, direito de visitas, divórcios, entre outros. Para os defensores públicos recém empossados esse foi o primeiro momento de contato com a ponta do atendimento da Defensoria Pública desde que entraram no órgão e a atividade prática propõe essa aproximação ao assistido no ambiente que, em breve, fará parte do dia a dia dos profissionais.

“Nossa intenção é justamente promover a melhor preparação possível dos colegas que chegaram agora para a rotina que eles terão diariamente em suas comarcas”, ressaltou o defensor público geral do Amazonas, Ricardo Trindade, lembrando que a Defensoria Pública Itinerante é uma ampliação do serviço prestado pela instituição. “Nas nossas ações itinerantes nós vamos mais próximo do assistido que não tem acesso aos serviços de assistência jurídica”.

Mutirão de atendimento na Praça 14 – Ao mesmo tempo em que a ação itinerante acontecia na zona norte, a unidade descentralizada da Defensoria Pública do Amazonas, localizada no bairro Praça 14 de janeiro, também recebeu defensores públicos em ação de mutirão de atendimento, nesta quarta-feira. Ao todo, 25 defensores públicos atuaram nos períodos da manhã e tarde, realizando o atendimento de mais de 200 assistidos.

O funcionário público Celestino do Carmo Seabra, 65, foi até a unidade e disse estar satisfeito em saber que a Defensoria Pública agora vai contar com um quadro maior de defensores públicos. “Eu já tinha visto na TV que os defensores públicos tinham tomado posse e que eles vão para o interior. Podendo ver aqui a força de vontade deles dá pra saber que o serviço está em boas mãos”, afirmou.

Ações continuam – A Defensoria Pública Itinerante continua nesta quinta-feira, 7 de novembro, com atendimento na Escola Municipal Antísthenes de Oliveira Pinto, na Rua 9, nº101, Alfredo Nascimento, das 8h às 17h. E o mutirão de atendimento na unidade da Praça 14 será das 8h às 17h.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.