CRO-AM flagra falso dentista em consultório clandestino e usando registro de cirurgião-dentista já falecido

07-11falsoManaus – O Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CRO-AM) flagrou um falso dentista que atuava em um consultório clandestino e também utilizava registro profissional de um cirurgião-dentista já falecido de Minas Gerais.

A ação foi realizada após denúncias sobre a prática ilegal.

Usiel Gomes Barbosa atendia na Rua Girassol, no bairro Lírio do Vale, zona Centro-Oeste de Manaus. Após a constatação do atendimento de clientes, o CRO-AM acionou a Polícia Militar, para o flagrante. O falso dentista foi encaminhado para o 19º Distrito Integrado de Polícia (19º DIP).

De acordo com o coordenador de Fiscalização do CRO-AM, o cirurgião-dentista Maurício Ferreira, o consultório mantido por Usiel tinha poucas condições de higiene, tendo como principal agravante a falta de estrutura para a esterilização do material utilizado durante os procedimentos. “É um risco muito grande para os pacientes que foram atendidos, pois sem o equipamento adequado para a esterilização dos instrumentos, eles estão expostos a doenças causadas por vírus e bactérias”, disse.

Maurício Ferreira destacou que no cartão de identificação e publicidade utilizada pelo falso dentista, ele afirmava ser inscrito no CRO de Minas Gerais. “Acessamos o sistema do Conselho Federal e o registro acusava um profissional que há havia falecido. Ou seja, além do exercício ilegal, ele também cometeu o crime de falsidade ideológica”, disse.

Mauricio destacou que as pessoas atendidas pelo falso profissional devem procurar a Polícia Civil para fazer o registro, como forma de cooperar com a investigação da polícia, que abriu inquérito para aprofundar as investigações.

O presidente do CRO-AM, João Franco, destacou que o conselho tem intensificado a fiscalização como forma de combater os falsos dentistas. Ele ressaltou que a população deve avaliar as condições dos locais de atendimento, assim como confirmar se o profissional é de fato um cirurgião-dentista com formação e inscrito no órgão, conforme determina a legislação federal.

A população também pode ajudar no combate aos falsos dentistas denunciando para o conselho e ainda para os órgãos de polícia, já que o exercício ilegal da profissão é um crime previsto no Código Penal Brasileiro (CPB). O CRO Amazonas possui sede na Rua Silva Ramos, nº 71, no Centro de Manaus. As denúncias podem também ser feitas pelo 0800 284 1380 e pelo telefone 3131-2200.

Fonte: Ascom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.