Manaus – O lutador amazonense Cristian de Lima Leite, maior revelação das artes marciais de Itacoatiara na atualidade, teve duas vitórias no último fim de semana durante o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu Esportivo, realizado no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. No tatame, o faixa verde conquistou a medalha de bronze. De volta para casa, soube que o pai, enfim, arrumou um emprego com carteira assinada.
Aos 13 anos, Cristian vive um momento especial na carreira. Desde o ano passado, o atleta foi integrado ao Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA). Ele mora na Vila Olímpica de Manaus, onde treina com a nova geração da luta olímpica amazonense. À noite, se dedica à modalidade que o projetou: o jiu-jítsu.
“Treinar e morar em Manaus é a realização de um sonho e estou muito feliz por essa oportunidade. Espero crescer também na luta olímpica, pela possibilidade de me credenciar futuramente na bolsa-atleta Federal e Municipal”, disse o menino da equipe Nova União Kids/Alvorada, liderada pelos irmãos Karina e Diego Dias.
‘PAITROCINADOR’
O pai de Cristian, Alessandro Leite, é o fiel escudeiro da empreitada do menino lutador. Antes da viagem a São Paulo, num gesto de desprendimento, ele vendeu o próprio celular para custear a hospedagem do pequeno lutador.
“Faço o possível e o impossível pra ele. Celular a gente compra outro, ainda mais agora que arranjei um emprego com carteira assinada, tudo certinho”, comemora Alessandro.
VITÓRIA PELO ESPORTE
Cristian Lima pratica jiu-jítsu há três anos. Começou na Equipe Ducks/Itacoatiara, com o mestre Erick Roney. Foi o começo de um período de glórias para o atleta, que atualmente defende a Nova União Kids/Alvorada.
Apesar da pouca idade, Cristian Lima tem experiência em campeonatos de ponta. Além de dominar a cena no Amazonas, ele já conquistou dois Brasileiros, dois Mundiais e dois Pan-Americanos, todos organizados CBJJE.
Além de receber apoio do Governo do Amazonas/SEJEL, ele é patrocinado pelo Grupo Jardim Paiva, de Nova Olinda do Norte.
Foto: Wal Lima – Sejel