CPRM divulga o terceiro alerta sobre a enchente e o Negro deve chegar a cota de 29,6 metros

30-05cheiaManaus – A enchente do rio Negro, que este ano já alcançou a cota de 29,6 metros atingindo mais de dez bairros e parte do centro histórico de Manaus, continua subindo e causando mais preocupação aos ribeirinhos e autoridades.
Hoje o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou o terceiro alerta de cheia em Manaus, que tem previsão para que o nível das águas do rio Negro atinja a cota máxima de 29,60 metros. Hoje, o rio Negro atinge 26,29 metros e cheia deverá prosseguir até por volta do dia 12 de junho. Vale ressaltar que em Manaus, o prefeito Arthur Neto já decretou estado de emergência.

A informação foi repassada pelo superintendente regional do CPRM, Marco Antônio Oliveira, em coletiva de imprensa na sede do órgão, localizado na Avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul.

Oliveira explicou que o diferencial da cheia desse ano foi a elevação do rio Madeira, que mantém a permanência do nível das águas em alta. “Os especialistas já descartaram a possibilidade de cheia recorde”, disse.

Em Manaus, 13 bairros foram atingidos diretamente por alagamentos em função da cheia do rio Negro, o que deve durar no máximo 45 dias. O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que a baixa do rio só deve começar no fim de junho.

Já no interior do Amazonas, mais da metade dos municípios foram afetados com a cheia, onde 46 mil famílias, totalizando 232 mil pessoas, foram prejudicadas. Os 33 municípios estão em situação de emergência. Parintins, Itacoatiara e Humaitá já atingiram a cota máxima.

A Defesa Civil do estado e do município vão continuar no auxilio do aluguel social, construção de pontes e ajuda humanitária.

Com informações do CPRM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.