São Paulo – A partir das 21h45 (de Brasília) desta quarta-feira, em sua arena, o Corinthians jogará contra o Fluminense precisando de apenas uma vitória para conquistar seu sétimo título do Campeonato Brasileiro na história, tornando-se assim, o maior campeão do torneio nacional se contabilizarmos a partir de 1971.
Desta forma, o time do Parque São Jorge chegará a um aproveitamento de 15%, uma vez que foram disputadas até aqui 47 edições do Brasileirão.
Entretanto, se compararmos com o aproveitamento dos maiores campeões das outras 14 principais ligas do mundo, o “Timão” ficaria para trás.
No caso, estaria à frente apenas de Chivas Guadalajara e América, que venceram 12 títulos cada em 97 edições do Campeonato Mexicano (aproveitamento de 12%), além do Saint-Étienne, que levantou dez vezes a taça do Francês nas 78 edições do torneio (também 12%).
Vale a lembrança aqui de que o Mexicano, assim como outros certames da América do Sul, possui duas edições por ano, chamadas “Apertura” e “Clausura”.
Quem tem o melhor aproveitamento dentro de seu Nacional entre todas as ligas é o Guangzhou Evergrande. O ex-time de Luiz Felipe Scolari conquistou, nesta última temporada, seu sétimo título nas 14 edições do “Chinesão”, ou seja, venceu metade deles desde sua criação.
Depois vem o Peñarol, que conquistou 39 vezes o Campeonato Uruguaio em 85 possíveis, conferindo-lhe uma média de 46% de aproveitamento.
Há 15 anos, Corinthians perdeu para o Flu no RJ, mas virou no Morumbi e foi à final com gols de Guilherme e Gil
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X FLUMINENSE
Data: 15 de novembro de 2017, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Auxiliar 1: Kléber Lucio Gil (SC)
Auxiliar 2: Neuza Inês Back (SC)
CORINTHIANS: Caíque França; Fágner, Pablo, Pedro Henrique e Guilherme Arana; Gabriel, Camacho, Rodriguinho, Romero e Clayson; Jô. Técnico: Fábio Carille
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Lucas, Henrique, Reginaldo e Léo; Marlon Freitas, Douglas, Sornoza e Gustavo Scarpa; Henrique Dourado e Marcos Júnior. Técnico:Abel Braga
Amazonianarede-ESPN