Construções olímpicas têm infrações detectadas em vistoria

06-12rioRio de Janeiro (RJ) – Obras do primeiro escalão para os Jogos Olímpicos de 2016 estão na mira das autoridades. Foram detectados 464 autos de infração em uma fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

As vistorias ocorreram no Parque Olímpico e na Ilha Pura, que inclui a Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

“Iniciada no último dia 25, a fiscalização constatou no Parque Olímpico irregularidades, tanto na parte da legislação trabalhista, quanto nas normas de segurança e saúde dos empregados”, citou o comunicado emitido pelo MTE nesta sexta-feira.

A questão da segurança no Parque Olímpico traz as questões mais preocupantes. As falhas vão desde o uso precário de equipamentos de proteção e até a falta de controle médico à saúde dos trabalhadores.

O Parque Olímpico é considerado o coração dos Jogos de 2016. A área total utilizada na construção – 1,18 milhão de metros quadrados – é equivalente ao bairro do Leme, no Rio de Janeiro. O local irá receber 15 modalidades nas Olimpíadas.

A Ilha Pura, por sua vez, conta com 10 mil empregados na construção de um conjunto de 31 torres de apartamentos, com 17 pavimentos tipo cada uma, para abrigar a Vila dos Atletas. “As empresas responsáveis receberam 209 autos de infração, repetindo boa parte das irregularidades encontradas no Parque Olímpico”, apontou o MTE.

“Tais fiscalizações complementam a sequência de ações promovidas pelo MTE no último mês para avaliar o pacote de intervenções para os Jogos Olímpicos. Os auditores da SRTE/RJ visitaram também as obras de ampliação do Elevado do Joá e dos BRTs Transoeste e Transolímpico, todos na Zona Oeste”, completou o comunicado do MTE.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.