Conselho Penitenciário Estadual tem novo presidente

Manaus – O Delegado e Assessor Técnico da Polícia Civil do Amazonas, Raimundo Pontes Filho, assumiu na tarde desta quinta-feira (18) a presidência do Conselho Penitenciário do Estado, durante reunião na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Diretos Humanos (Sejus).

O encontro teve como objetivo apresentar o novo presidente e discutir propostas de ações a serem encaminhadas ao Secretário de Justiça, Wesley Aguiar.

Estiveram presentes na reunião profissionais de Direito Penal, representantes do Ministério Público Estadual, da Ordem dos Advogados do Brasil da Seccional Amazonas, da Defensoria Pública e da Pastoral Carcerária. Todos membros do Conselho.

Durante o encontro, foram expostos aos presentes os resultados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Penitenciário Brasileiro de 2007, além do texto “Apagão carcerário: o sistema e serviço de insegurança da sociedade”, de autoria do Delegado Raimundo Pontes Filho. Após as apresentações, o presidente da entidade deu início às discussões, onde foram debatidos os principais pontos a serem melhorados no sistema carcerário do Amazonas.

Segundo Pontes Filho, o Conselho Penitenciário do Estado tem como objetivo contribuir para as políticas públicas ligadas à segurança dos presídios e às ações de socialização dos presidiários, atuando também como órgão fiscalizador da execução penal.

“A primeira reunião foi muito produtiva e contou com boas discussões. Foram trazidos temas de alta relevância. Conseguimos fazer um breve diagnóstico dos problemas dos presídios, além de discutir ações e propostas que possam nos ajudar a encontrar caminhos para tornar a realidade dos presídios e da sociedade como um todo, mais segura”, concluiu Pontes Filho.

Para Janaína Sales Rodrigues, membro do Conselho, a presença de Raimundo Pontes Filho na presidência é extremamente positiva, tendo em vista todo o conhecimento que o mesmo adquiriu nos cargos que assumiu na Polícia Civil. “Ele possui uma grande bagagem, além de ter uma sensibilidade no aspecto humano, que o sistema penitenciário precisa”, disse.

O Delegado Pontes Filho assumiu a presidência do Conselho após ser indicado ao cargo pelo titular da Sejus, Wesley Aguiar, e autorizado pelo Delegado Geral de Polícia Civil do Estado do Amazonas, Josué Rocha.

(Ascom) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.