Conselho da FAPEAM aprova reajustes de bolsas de metrado e doutorado

Fapeam
Fapeam

Manaus – O Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) reuniu-se na tarde da quarta-feira (09/04), na salão Tauató, localizado na sede da fundação, para aprovar o Plano de Ação 2014-2015.
Presidida pelo Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Odenildo Sena, a reunião contou com as participações da diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o vice-diretor de Pesquisa do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD-Fiocruz), Felipe Gomes Naveca, o vice-reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) , Mário Augusto Bessa de Figueiredo, da diretora-presidenta da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Isa Assef dos Santos, do professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ernesto Renan Freitas Pinto, chefe geral da Empresa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Amazônia Ocidental), Luiz Marcelo Brum Rossi, do assessor da presidência da FAPEAM, Edilson de Souza Soares, da diretora administrativo-financeiro, Severina de Oliveira dos Reis, e da diretora técnico-científica.

Em relação aos pontos de pauta da reunião, a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, comentou que a apresentação do Plano de Ação é sempre aguardado com grande expectativa, pois além de apresentar a prospecção do cenário, apresenta também as novas ações que serão empreendidas pela fundação no Biênio.

Além disso, o Conselho deliberou sobre processos que visam dar agilidade e maior eficiência à gestão da FAP, como o processo de doação de bens. “Nós discutimos como facilitar o processo de doação de bens de pesquisa para agilizar a forma de incorporação dos equipamentos comprados nas instituições onde as pesquisas foram desenvolvidas. Nós estamos caminhando em uma boa velocidade”, enfatizou.

Segundo o presidente do Conselho, Odenildo Sena, uma das notícias extraordinárias é o reajuste das bolsas de mestrado e doutorado. A aprovação irá permitir à FAPEAM que continue tendo um valor diferenciado de bolsas em relação às agências federais (CNPq e Capes). “Isso demonstra o interesse e o esforço do Estado em investir em CT&I”, declarou.

A diretora-presidenta da Fucapi, Isa Assef dos Santos, faz um balanço positivo da reunião. “As várias decisões foram tomadas para melhorar as condições dos bolsistas. A Fucapi fica feliz em fazer parte do contexto de evolução do Estado, no qual dá suporte à ciência e a tecnologia”, afirmou a diretora.

“Precisamos investir em ensino e pesquisa no Estado. O aumento de bolsa vai sempre ao encontro do desenvolvimento do Amazonas”, destacou Mario Figueiredo, vice-reitor da UEA.

PCTI/AMAZÔNIA

O Plano de Ação em CT&I para o desenvolvimento da Amazônia (PCTI/Amazônia) foi um dos pontos abordados na reunião. O presidente do Conselho, Odenildo Sena, destacou a importância das estratégias de divulgação do plano.

Segundo Sena, o cronograma para a divulgação de estratégias do plano já está em andamento com previsão de lançamento no Congresso Nacional.

Na primeira quinzena de maio será lançado em todas as Assembleias Legislativas da Amazônia. Um dos objetivos é dobrar o número de doutores no Estado. “O plano foi criado a partir da percepção das desigualdades inter-regionais”, afirmou.

Amazonianarede – Fapeam

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.