Conjuntos Cidadão Manauara 1 e Viver Melhor 4 recebem arborização e distribuição de mudas

Conjuntos Cidadão Manauara 1 e Viver Melhor 4 recebem arborização e distribuição de mudas

Manaus, AM – Os conjuntos habitacionais Cidadão Manauara 1 e Viver Melhor 4, situados no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus, receberam na manhã deste sábado, 25/11, ações de arborização e distribuição de mudas do Projeto Arboriza Manaus, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Foram realizadas intervenções em áreas de preservação permanente (APP), com plantio de espécies frutíferas nos dois conjuntos, e nos canteiros centrais da pista que dá acesso à quarta etapa do Viver Melhor. No total, os dois conjuntos receberam  130 mudas, sendo 50 no Cidadão Manauara e 80 no Viver Melhor 4.

Os moradores, por sua vez, tiveram a oportunidade de levar para casa mudas de espécies ornamentais, destinadas à implantação de jardins nas áreas de acesso aos blocos e entre os prédios. Foram distribuídas 400 mudas nos dois conjuntos.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, explica que as ações fazem parte do trabalho desenvolvido pelo Arboriza Manaus. “Desde que foi lançado no ano passado pelo prefeito Arthur Virgilio Neto, como uma estratégia efetiva de arborização da cidade de Manaus, o projeto não parou de trabalhar em favor da melhoria da qualidade de vida da população”, lembra o secretário Antonio Nelson Junior.

Ele destaca a importância do Arboriza Manaus na mudança da paisagem da cidade, a partir da introdução de 25 mil mudas arbóreas em todas as zonas de Manaus até o final deste ano. “Atingimos a meta de plantio e  agora entramos numa nova fase do projeto, que consiste em implantar jardins, inclusive verticais.

Nos canteiros centrais, passeios públicos e praças, e na intensificação das ações de manutenção das novas árvores já plantadas para que cresçam e consolidem o projeto do prefeito Arthur Virgílio e do vice Marcos Rotta de termos uma Manaus mais verde”, afirmou.

A introdução de intervenções de jardinagem na paisagem urbana foi uma proposta da primeira-dama Elisabeth Valeiko, com a finalidade de humanizar e aliar ao verde o colorido das flores e folhagens de espécies ornamentais.

Mais de 30 mil mudas de espécies ornamentais estão sendo preparadas para serem levadas às ruas da cidade até o final deste ano e inicio de 2018. O projeto inicial prevê intervenções em 10 logradouros públicos e a revitalização dos gradis de proteção (defensores) das mudas em crescimento, começando pela Praça da Matriz, Estrada da Ponta Negra, Rua Maceió, Avenidas Mario Ypiranga, Jornalista Umberto Calderaro e André Araújo.

As duas ações de plantio deste sábado contaram com o apoio dos moradores. A técnica de enfermagem Sabrina Figueiredo, 40, moradora do Viver Melhor 4, ficou satisfeita com a atividade. “Plantar é uma terapia e essa ação de hoje aqui no conjunto era muito desejada por todos”, afirmou.

A dona de casa Rose Oliveira, 47, também elogiou o trabalho e participou do plantio. “Vou levar mudas para plantar na frente do meu bloco. Estávamos precisando muito”, afirmou.

 

Amazonianarede-Semcom
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.