Comunidade parintinense demonstra fé à Nossa Senhora do Carmo

A comunidade parintinense se volta para a reflexão de fé e religiosidade por ocasião da Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins. Desde ontem, 06, até o dia 16 de julho, o povo da Ilha Tupinambarana deixa de lado a rivalidade dos bumbás Garantido e Caprichoso para se dedicar ao momento sacro em homenagem à Virgem do Carmelo.

O evento religioso reúne centenas de devotos que todos os anos participam das celebrações religiosas e do Círio com missa campal. São pessoas, que de alguma forma, rendem devoção de agradecimento à Santa por alguma graça alcançada.

A festa da padroeira de Parintins tem como tema: “No ano da fé a juventude diz ‘sim’ como Maria” e como lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8).

O Círio saiu da paróquia de São José e percorreu a Avenida Nações Unidas, Rua Senador Álvaro Maia, Avenida Amazonas com chegada na catedral de Nossa Senhora do Carmo. A programação religiosa iniciou pela manhã com a santa missa, sob a responsabilidade do grupo Terço dos Homens.
A demonstração de fé se repete todos os anos. Um dos momentos mais participativos é a procissão solene no dia 16 de julho, que atrai milhares de fiéis de todas as cidades vizinhas e até de outros Estados.

A caminhada da fé tem início na igreja matriz, percorre a Avenida Amazonas, Rua Rio Branco, Boulevard 14 de Maio, Rua Benjamim da Silva, Praça Eduardo Ribeiro, Rua João Melo com chegada na catedral. Na programação religiosa todas as noites acontece santa missa. A coordenação pede a doação de flores para confeccionar o andor. Na parte social, arraial com bingo das bonecas e bingão da festa, musica ao vivo e venda de alimentos.

Nossa Senhora do Carmo é um título consagrado à Virgem Maria. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel.

A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o ato de se estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta como seus. A sua festa litúrgica é comemorada pelos cristãos no dia 16 de Julho.

PM atua durante a festa da padroeira

A Polícia Militar de Parintins inicia neste dia 6 de julho, uma operação durante a Festa de Nossa Senhora do Carmo. O 11º Batalhão da PM montou planejamento detalhado das ações que serão desenvolvidas durante os 10 dias do evento religioso, considerado o maior do médio e baixo Amazonas em número de participantes.

A presença de visitantes na cidade ainda é grande e há previsão da chegada de romeiros de diversos locais do Estado e do país.

De acordo com o comandante do Batalhão Tupinambarana, major Valadares, algumas plataformas utilizadas durante o festival serão mantidas para melhor visualização do local por parte dos militares. As escalas dos policiais que atuarão na área foram definidas pelo Comando da PM local.

“O que nós desejamos é proporcionar maior sensação de segurança a todos que frequentarem aquele espaço. Isso desde o início, nos bingões até o final da programação”, destacou Valadares.

(Marcondes Maciel – Repórter Parintins) 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.