Complexo social vai beneficiar moradores do Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus

Atenção social básica
Atenção social básica

A Prefeitura de Manaus vai concluir em outubro a construção de um complexo social destinado aos moradores do Jorge Teixeira, 3ª Etapa, zona Leste. A obra faz parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus (Prourbis) e visa dar aos moradores da localidade serviços sociais essenciais.O complexo vai contar com um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), além de creche, administrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh).

Dentro da estrutura, o Creas oferecerá orientação e apoio especializado e continuado de assistência social a indivíduos e famílias com seus direitos violados, com a proteção e atendimento especializado a famílias, serviço especializado em abordagem social, programa de erradicação do trabalho infantil e proteção social especial para pessoas com deficiência, idosos (as) e suas famílias.

“Antes, os moradores desta etapa do Jorge Teixeira deviam se deslocar para outros bairros para ter este tipo de atendimento social. Com a conclusão do complexo, eles terão acesso ao serviço de forma mais presente e prática. Alguns, até mesmo, pela primeira vez”, disse o coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade.

Construído na Avenida Itaúba, uma das principais vias do bairro, o complexo contará em sua estrutura do Cras com serviços continuados de proteção básica de assistência social para as famílias. Entre eles, acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência, além do apoio na garantia dos direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária.

O Cras é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da proteção social básica. É a porta de entrada de todas as situações adversas enfrentadas pelos moradores.

Para quem vive no bairro, a chegada do complexo é um avanço na região. “Antes do Prourbis, o Jorge Teixeira era muito abandonado pela administração pública. Para termos atendimento social, precisávamos ir para outros bairros e sem garantia de atendimento. Agora essa realidade vai mudar”, disse a autônoma Antônia Monteiro, 52 anos, beneficiária do programa.

Em fase final de obras, o complexo terá creche com 150 vagas, com atendimento integral a crianças de um a três anos de idade. A estrutura contará com berçários, fraldários, lactários, área de recreação, pátio coberto, playground com caixas de areia, própria para o desenvolvimento motor, cozinhas, rouparia, vestiário e área de serviço.

Fonte: Semcom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.