Competitividade do PIM foi destaque no Codam

Competitividade do PIM destacada na reunião do Codam

Competitividade do PIM destacada na reunião do Codam
Competitividade do PIM destacada na reunião do Codam

Amazonas – Durante a realização da 260ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), realizada nesta quinta-feira (25) no auditório da Secretaria de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), os conselheiros – dentre eles a superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Rebecca Garcia – debateram alguns temas de relevância para o Estado e para a região.

Dentre os tópicos ressaltados, os Processos Produtivos Básicos (PPBs), mais uma vez, foram destacados como essenciais para a competitividade e o desenvolvimento da atividade industrial local e, consequentemente, dos índices de empregabilidade. Ainda assim, é consenso do colegiado de que é preciso avançar neste ponto para que esta ferramenta essencial para a produção não se torne um entrave para a atração de investimentos.

PPBs interessantes

Rebecca Garcia sugeriu que seria interessante atuar no sentido de se criar ‘PPBs de gaveta’, antecipando futuras demandas de mercado com vistas a tornar a região e, mais especificamente, o Polo Industrial de Manaus (PIM) cada vez mais atrativos para os investidores. “Na última feira de tecnologia de Las Vegas (EUA), por exemplo, a sensação foi o drone e suas diversas utilidades. Por que não começarmos a buscar alguns PPBs para drones, para corrermos atrás dessas tendências de produções?”, exemplificou Rebecca, afirmando que essa iniciativa seria um facilitador no contato com os investidores.

A essa proposta de fortalecimento da economia do Amazonas e do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), o titular da Seplancti, Thomaz Nogueira, acrescentou dois pontos: o incentivo à cultura exportadora como meio de superar a atual situação econômica do mercado interno e, também, a iniciativa de criar um canal único de diálogo entre os investidores e os órgãos de Estado responsáveis pela política de incentivos do Amazonas para agilizar o processo de investimentos locais.

Pauta

Além das discussões, o Codam analisou 26 projetos que preveem investimentos de R$ 493 milhões, com geração de cerca de 830 novos postos de trabalho.

Os destaques da pauta ficaram por conta de projetos voltados à produção de lâmpadas a LED, para iluminação de ambientes, baseada em técnica digital, apresentados por três empresas que estimam gerar aproximadamente 120 empregos diretos.

Amazonianarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.