Como medida preventiva, prefeitura demoliu 17 casas em 2 meses

As demolições foram preventivas
As demolições foram preventivas
As demolições foram preventivas

Manaus Em dois meses, a Prefeitura de Manaus realizou 17 demolições de casas. Quinze delas construídas em áreas de risco geológico. O trabalho faz parte do levantamento de áreas de risco, que possibilita o mapeamento das áreas com construções irregulares, algumas delas com alto risco de desabamento.

Em bairros como Nova Vitória e Grande Vitória e na Comunidade Santa Inês foram identificadas casas em barrancos e próximas a igarapés, com alagamentos constantes o que aumenta o risco.

Para prevenir desastres, a Defesa Civil de Manaus e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) realizaram ação conjunta visando à saída dessas famílias dos locais apontados como áreas de risco. A Semasdh fez o cadastro sócio econômico e constatada a necessidade, a remoção das famílias e inclusão no auxilio aluguel. A Defesa Civil atuou na demolição dos imóveis para evitar novas ocupações e fixou placas com avisos de que a área é pública e foi avaliada como de alto risco por conta da instabilidade do solo.

O trabalho segue com o monitoramento dessas áreas, contando com a ajuda da população, como explica a gerente de Resposta ao Desastre da Defesa Civil Municipal, Geruza Nunes. “Retiramos uma família e dois dias depois outra pessoa já havia ocupado o imóvel. Moradores da comunidade nos comunicaram e conversamos com a família explicando o risco de continuarem naquela área. Hoje, contamos principalmente com essa parceria”.

Amazonianarede-Semcom

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.