Começou a enchente no Negro

O Rio Negro, que banha Manaus, já começou a encher
O Rio Negro, que banha Manaus, já começou a encher
O Rio Negro, que banha Manaus, já começou a encher

Amazonas – Começou a enchente. O nível do Rio Negro voltou a subir. O volume aumentou 25 cm desde o dia 29 de outubro, de acordo com a medição realizada no Porto de Manaus. A cota chegou a 16,17 m nesta terça-feira (3).

Mesmo após seis dias consecutivos de subida, o cenário em várias zonas de Manaus ainda é de seca. Casas flutuantes e barcos ficaram encalhados, e a principal praia da capital foi interditada para banhos. O Negro secou mais de 7 m em outubro.

Segundo o superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antônio de Oliveira, o atual aumento do nível ainda não caracteriza o início da cheia. “Pode ser um repiquete, mas de toda forma já estamos no período final da vazante. Se houver um repiquete é possível que a vazante continue um pouco mais”, disse.

Oliveira explica que o repiquete é um fenômeno típico dos rios amazônicos. “O repiquete geralmente acontece agora no final da vazante, é essa oscilação do rio. Ele [rio] vem descendo, para de descer, sobe por alguns dias e volta a descer de novo. Isso é o repiquete”, disse.

Negro baixou 7 metros

A descida dos rios mudou a rotina de ribeirinhos e a paisagem em algumas áreas de Manaus. De acordo com a medição realizada no Porto Privatizado de Manaus, o nível desceu mais de 7 m no mês de outubro.

No Centro, Zona Sul e Leste da capital  ainda é possível ver o quanto o nível do Rio Negro baixou. Casas flutuantes e barcos de famílias que viviam sobre o rio ficaram encalhados próximo a Ponte do São Raimundo, desde a última semana.

Já no Lago do Aleixo, é possível ver a terra – que antes ficava sob a água – rachada. Moradores do local enfrentam dificuldades para pescar e se locomover.

A redução de chuvas e o calor intenso causados pelo fenômeno El Niño contribuem para a rápida queda do nível do rio, segundo especialistas.

Amazonianarede-Rede amazonica

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.