Combate ao fumo será intensificado com campanha em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza na próxima quinta-feira (29) uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população contra os males do tabaco para a saúde e para o meio ambiente. As atividades serão realizadas no Largo São Sebastião, das 8h às 12h.

De acordo com a Diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Dveam) da Semsa, enfermeira Angélica Tavares, um cigarro aceso pode causar diferentes tipos de câncer, além de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata e outros 50 tipos diferentes de doenças.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) demonstram que a fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono, além de substâncias cancerígenas, corantes e agrotóxicos em altas concentrações.

A dependência do fumo é causada pela nicotina. Após a ingestão da fumaça, o cérebro é estimulado ao prazer, porque a nicotina cai na corrente sanguínea. Com isso, o fumante tem sensação de bem-estar, atenua a ansiedade, diminui a fome, perde peso, sente-se relaxado etc.

O fumo é uma planta variável em mais de sessenta espécies, que podem ser preparadas para mascar, cheirar ou fumar. Porém, apenas algumas delas são cultivadas para o processo de industrialização. O fumante, com o passar do tempo, adquire uma doença denominada tabagismo, que se caracteriza pelo excesso de nicotina no organismo.

Programa Nacional de Controle do Tabagismo – O INCA é o órgão do Ministério da Saúde que coordena o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O Programa visa à prevenção e à cessação do tabagismo na população por meio de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e da mortalidade por câncer.

Dentre as atividades do Programa, incluem-se ações de educativas que objetivam manter um fluxo de informações contínuas sobre tabagismo. Os eventos e campanhas das datas institucionais, como é a campanha de 29 de agosto integram esse contexto e objetivam dar visibilidade à prevenção e ao controle do tabagismo.

(Reportagem: Luciete Pedrosa)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.