Nanquim, China – Na Olimpíada da Juventude, nadador brasileiro dá o troco em chinês que o derrotou na final dos 50m livre e estabelece nova marca mundial em sua faixa etária.
Com direito a recorde mundial juvenil e choro no pódio, o nadador brasileiro Matheus Santana conquistou na noite desta sexta-feira em Nanquim (manhã no horário brasileiro) a medalha de ouro nos 100m livre na Olimpíada da Juventude.
Matheus venceu com a marca de 48s25, e baixou em dez centésimos a antiga melhor marca do mundo para nadadores até 18 anos, que pertencia a ele mesmo. Em maio, o velocista havia cravado 48s35 no Campeonato Brasileiro de Inverno, disputado na piscina do Botafogo, no Rio de Janeiro.
Além de levar a medalha de ouro e bater o recorde, Matheus ainda teve o gostinho de dar o troco em Hexin Yu, que o derrotou na final dos 50m livre. O chinês acabou na segunda posição, com a marca de 49s06. A medalha de bronze foi conquistada pelo alemão Damian Wierling, com 49s07.
Na hora que colocou a láurea dourada no peito e escutou o Hino Nacional, Matheus não se conteve e chorou. A cena foi aplaudida pelos torcedores nas arquibancadas do Natatorium.
Esta foi a terceira medalha de Matheus na Olimpíada da Juventude. Além do ouro nos 100m livre e da prata nos 50m livre, ele também fez parte do time 4x100m livre misto que acabou na segunda colocação, no primeiro dia de competições.
Fonte: Lancenet