Com duelo dos camisas 7, França e Portugal decidem a Eurocopa

Decisão, com duel dos camisas 7 - CR7 e

 

Decisão, com duel dos camisas 7 -  CR7 e
Decisão, com dueol dos camisas 7 – CR7 e Griezmann

França – De um lado, Cristiano Ronaldo. Do outro, Antoine Griezmann. Os dois camisas 7 são os artilheiros de Portugal e França na Eurocopa – e serão os grandes nomes em campo na decisão deste domingo, a partir das 16h (de Brasília), no Stade de France, em Saint-Denis.

Cada um a seu jeito, o português e o francês buscam a redenção no jogo que vale a taça.

Consagrado, multicampeão por Manchester United e Real Madrid, Cristiano Ronaldo quer “unificar” os títulos europeus após conquistar a Liga dos Campeões em maio, com o Real. Para isso, ele terá de levar o país a algo inédito: Portugal nunca conquistou um título até hoje na sua história.

Na verdade, a seleção das “quinas”, como é conhecida a equipe de Fernando Santos, tem apenas uma final disputada nos seus 102 anos de história – e conta com a discutível honra de ter sido o único país-sede da Euro a perder uma decisão em casa, contra a Grécia, em 2004.

Por isso mesmo, todos os lances buscam Cristiano. O capitão português é o homem de referência, o jogador que chama a responsabilidade – como fez contra Gales, marcando o primeiro gol da partida – e o ponto final de todos os passes.

Ao seu lado, o camisa 7 conta com a experiência de Nani, outro bom nome na Euro, e a juventude de Renato Sanches, o gajo de 18 anos que foi vendido pelo Benfica por 35 milhões de euros ao Bayern de Munique.

Do outro lado, Antoine Griezmann vive uma temporada de ouro. Os seus gols ao longo da temporada europeia ajudaram o Atlético de Madrid a chegar à decisão da Liga dos Campeões. Mas, em Milão, ele viveu o maior drama dos seus 25 anos: perdeu um pênalti no tempo normal e viu o seu time novamente derrotado pelo rival Real (de Cristiano Ronaldo) nos pênaltis.

A recuperação veio a galope na Euro, com seis gols – incluindo um de pênalti, na semifinal, contra a Alemanha – e o domínio completo da boa seleção francesa, que conta com nomes do quilate de Paul Pogba e Hugo Lloris também como destaques.

Os franceses, ao contrário de Portugal, têm experiência em finais e em levantar taças. A decisão deste domingo será a quinta, entre Eurocopas e Copas do Mundo, com a participação dos “bleus”. São dois títulos continentais e um mundial, com uma derrota na conta, para a Itália, na Copa de 2006.

Mais importante, a França está invicta em grandes competições quando joga em casa desde a Euro de 1960. E, nos confrontos diretos, o domínio é ainda maior para a França, que venceu os últimos 10 jogos contra Portugal.

Os comandantes

Fernando Santos – Aos 61 anos, o técnico da seleção portuguesa vive o grande momento da sua carreira esportiva. Como jogador, Santos defendeu apenas Estoril e Marítimo. O trabalho como treinador tem títulos pelo Porto (uma liga portuguesa) e pelo AEK (Copa da Grécia).

Didier Deschamps –
 Capitão nos títulos da Copa do Mundo em 1998 e na Euro em 2000, o treinador tem bons trabalhos à frente do Monaco (vice-campeão da Liga dos Campeões), Olympique de Marselha (campeão francês) e Juventus (campeão da Série B italiana).

Amazonianianarede-ZHesportesE-mailGoogle+TwitterFacebook

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.