Com 5 idiomas Bolsa Idiomas lança edital com 14,9 mil vagas para 2019

Bolsa Idiomas lança edital com 14,9 mil vagas para 2019

As inscrições seguem até o dia 28 de dezembro no site portalespi.manaus.am.gov.br/

 Manaus, AM – A Prefeitura de Manaus lançou nesta terça-feira, 11/12, o edital do processo seletivo para 14.964 vagas do Programa Bolsa Idiomas (PBI) 2019. Nesta edição, além de inglês e espanhol, o Programa vai ofertar pela primeira vez bolsas para cinco novos idiomas: alemão, francês, italiano, japonês e mandarim.

Via internet, as inscrições iniciam às 8h desta quarta-feira  (12), seguindo até às 17h do próximo dia (28). O edital completo e o link para as inscrições estão disponíveis no site da Espi.

Coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o Programa vai oferecer bolsas integrais (100%) ou parciais de 50% ou 75% em cursos de idiomas para estudantes de baixa renda.

O secretário da Semad, Lucas Bandiera, anunciou mudanças na legislação que permitiram melhorias, como orientou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

“A orientação do prefeito Arthur é fundamental para o bom andamento da Prefeitura, e os projetos versados por ele são norteadores das nossas ações. O PBI vem, dentre os outros programas da Espi, para fechar todo esse ciclo de capacitação para  nossa população”, reforça Bandieira.

Cinco idiomas

Segundo a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, além da inclusão de cinco novos idiomas, uma revisão na legislação do Programa também permitiu ampliar o limite de renda familiar per capita – a renda total da casa divida pela quantidade de moradores declarada – de 1,5 para 2,5 salários mínimos.

“Vivemos num mundo globalizado, numa sociedade muito competitiva, e quando a Prefeitura de Manaus oferece um programa que capacita e eleva o grau de escolaridade do cidadão, ela está dando oportunidade para o cidadão de baixa renda”, informou.

Cyrino destaca que, para participar do processo seletivo, o candidato deve ser residente em Manaus, com idade a partir de 16 anos, de renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público. Um total de 814 vagas são reservadas para pessoas com deficiência.

Nesta edição, o Programa conta com 11 instituições parceiras: Argus, Aslan, Dom Bosco, Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Fucapi, Inglês e Companhia, Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu), Multicursos, My Way Idiomas, Quality e Yes Idiomas.

O processo seletivo se dará em três etapas: as inscrições eletrônicas – por meio do portal da Espi –, a classificação, realizada pelo sistema com cruzamento de dados, e a entrega de documentação, em que o candidato classificado deve comprovar o declarado na inscrição online para garantir a bolsa.

A classificação dos candidatos inscritos será processada pelo sistema de acordo com as vagas disponíveis em cada curso, turno, dias de aula e instituição, com prioridade para os de renda familiar per capita mais baixa.

Em caso de empate, os critérios para desempate serão voltados para quem tiver cursado todo o ensino médio em escola pública, ou obtiver maior tempo de ensino médio em escola pública e a quem tiver maior idade.

Stela Cyrino destaca que, além do processo seletivo do Bolsa Idiomas, cujas inscrições começam nesta quarta-feira, 12, está em andamento a entrega de documentação da segunda chamada do Programa Bolsa Universidade, que convocou mais de 7.037 classificados.

Amazoninarede

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.