Círio será aberto oficialmente hoje (7)

07-10cirioBelém, PA – A 222ª edição do Círio de Nazaré será aberta oficialmente hoje, durante solenidade que ocorrerá na Basílica Santuário de Nazaré e Casa de Plácido. Além do Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira e de toda a Diretoria da Festa, a programação conta com a presença de autoridades de Belém e do Estado, também realizadores da Festa de Nazaré. A solenidade terá início às 19h em frente à Basílica Santuário.

A abertura inicia com a bênção de Dom Alberto Taveira, na Basílica Santuário. Em seguida, os realizadores da festa seguem para a frente da Basílica para que as luzes dos tradicionais Arcos do Círio sejam acesas. A programação continua na Casa de Plácido, com a entrega do título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, por um representante da Unesco. O evento também é marcado pelo lançamento de mais um Livro da Coleção Círio, que esse ano tem como tema: “Círio Patrimônio Cultural da Humanidade”.

Outro momento importante será o lançamento do novo site e aplicativo do Círio 2014. As ferramentas da Diretoria da Festa foram desenvolvidas pela Ideias Mobile e trazem informação, interatividade e vários recursos, como um localizador da Berlinda.

Apelo pelo não corte da corda continua

Com tudo já preparado para o início da programação oficial do Círio, o coordenador da Diretoria da Festa, Jorge Xerfan Neto, reforçou a campanha pelo não corte antecipado da corda. “Está tudo pronto, organizado. A diretoria trabalhou o ano inteiro visando o objetivo da evangelização. Tudo deve ser visto a partir da perspectiva da fé”, lembrou. “O que pedimos é que colaborem para que os romeiros levem a corda na sua integralidade até o final, onde o nosso Arcebispo irá abençoá-la para que os promesseiros levem seu pedaço para casa”.

Falando sobre o risco que pode oferecer a tentativa de corte, o arcebispo também fez o apelo. “O meu convite a todos que participam da procissão é para que nós não cortemos a corda antes da chegada ao final do Colégio Santa Catarina”, reforçou.

“A corda é um dos ícones importantes do Círio de Nazaré e todos merecem que aquele pedaço seja levado pra casa, mas com dignidade, sem que ofereça risco pra ninguém”.

Fonte: Diário do Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.