Cientistas ingleses fazem combustível com ar e água

Amazonianarede – Planeta Terra

Londres-Inglaterra – Uma pequena empresa britânica desenvolveu um meio de criar petróleo do ar e água, uma tecnologia que poderá um dia contribuir com a produção em grande escala de combustíveis verdes.
Engenheiros na Air Fuel Synthesis (AFS), em Teeside, norte da Inglaterra, dizem ter produzido cinco litros de petróleo sintético em um período de três meses.

A técnica envolve a extração de carbono do ar e hidrogênio da água, e combiná-los em um reator com um catalisador para a produção de metano. O metano é então convertido em petróleo.

Com o uso de energia renovável para alimentar o processo, é possível criar um combustível neutro em carbono, que pode ser usado de firma idêntica ao petróleo convencional, afirmam os cientistas.

“Na verdade, é mais limpo porque é sintético,” disse Peter Harrison, executivo-chefe da AFS.”Não contém poluentes, como enxofre.”

O trabalho é parte de um projeto de dois anos que até o momento custou cerca de U$ 1.6 milhão. Mas o petróleo verde não irá aparecer nas bombas tão cedo.

“Ainda não dá para fazê-lo com este preço, mas vamos acabar fazendo,” disse Harrison. “Tudo que precisamos é energia renovável, e quando o petróleo se tornar um problema poderemos contribuir mantendo carros andando ou aviões voando.”

A AFS disse estar confiante que a tecnologia possa ter escala de refinaria no futuro.
Cada um dos processos do combustível acontecem já separadamente em escala industrial. Por enquanto, a AFS planeta consturir uma planta comercial nos próximos dois anos que produzirá 1.200 litros por dia para o setor de corridas de automóvel, afirma Harrison.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.