Cientista Marcelo Gleiser faz palestra sobre “Ciência e Sociedade”

Manaus – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-AM) realizará, na segunda-feira, dia 15 de julho, a partir das 14h, uma palestra com um dos maiores cientistas do Brasil, Marcelo Gleiser. O tema será “Ciência e Sociedade”.

O encontro é aberto ao público e será realizado no auditório Eulálio Chaves da Universidade Federal do Amazonas (Ufam – avenida General Rodrigo Octávio, nº 6.200, Coroado 1, zona sul). A atividade é fruto de parceria da Secti-AM com a Ufam.

Perfil – Atualmente, Gleiser mora nos Estados Unidos e é conhecido por difundir a ciência entre os jovens e popularizar informações sobre física e astronomia, além de ter uma coluna semanal no jornal “Folha de São Paulo”. Em férias no Brasil, o cientista visita pela primeira vez a região norte, e aproveita para conhecer um pouco da floresta amazônica.

Aos 54 anos, possui 12 livros publicados e dois prêmios Jabuti, importante premiação da literatura brasileira. Além disso, Gleiser é professor de física e astronomia da Universidade Dartmouth College, em Hanover (EUA).

“Acredito que o fato de escrever livros populares mostra que acertei na linguagem para um público muito diversificado. Recebo mensagens por e-mail de crianças de 10 até senhores de 80 anos. É um esforço de tentar contar a ciência usando uma linguagem que não seja técnica para estimular pessoas a querer fazer parte e conhecer a ciência. Dessa maneira, torna-se desmistificada e não um bicho de sete cabeças”, disse ao Portal Ciência em Pauta.

Difusão do conhecimento para a população – Segundo Gleiser, existem muitas questões atuais que geram dúvidas não só para os cientistas como também para diversos setores da sociedade. Para ele, algumas preocupações devem ser levadas ao conhecimento de todos, para que, em conjunto, a sociedade faça suas escolhas, como é o caso da engenharia genética, na qual é preciso decidir até que ponto se avança nas descobertas.

O assunto é tema do seu 13º livro intitulado “Os limites do conhecimento”, que tem lançamento previsto para 2014. “A ciência é como uma caixa de Pandora, uma vez que algo é conhecido torna-se impossível parar o avanço”, enfatizou.

(Agecom)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.