Escritor e dramaturgo venceu condecoração pelas contribuições para o enriquecimento do patrimônio cultural da Língua Portuguesa
Brasil – Chico Buarque é o grande vencedor do Prêmio Camões 2019. O anúncio foi feito durante evento na sede da Biblioteca Nacional, nesta terça-feira (21), no Rio de Janeiro.
A condecoração, uma das mais tradicionais, foi criada em 1988 e tem por objetivo reconhecer um autor em língua portuguesa que “tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua”.
O júri, formado por representantes do Brasil, de Portugal e de países africanos (de língua portuguesa), anunciou o nome do ganhador após a realização de uma reunião que discutiu a indicação.
Organizada em parceria entre os governos brasileiro e de Portugal, a 31ª edição oferece ainda ao homenageado um prêmio em dinheiro de aproximadamente R$ 450 mil.
Chico Buarque, além da carreira de cantor e compositor de música brasileira, é um dos nomes mais relevantes da literatura nacional contemporânea. Escritor e dramaturgo, o artista coleciona prêmios Jabuti ao longo da trajetória, dois de melhor livro por Budapeste e Leite Derramado e um de melhor romance, com Estorvo.
Amazoninarede-R7