Chega  a 108 os casos de sarampo notificados no Amazonas

Do total, quatro casos foram confirmados para a doença com registros todos na zona Norte

A FVC continua pesquisando e descobrindo novos casos de sarampo no Amazonas. Agora, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) divulgou, nesta quarta-feira (4) o 2º Boletim Epidemiológico, que registra 108 casos notificados de Sarampo no Amazonas.

Do total, 103 são de Manaus, um de São Gabriel da Cachoeira, um de Anori, um de Humaitá, umde Itapiranga e um de Iranduba.

Dos casos notificados quatro registrados em Manaus foram confirmados para sarampo e dois descartados (um de Anori  e um da capital). Outros 103 permanecem em investigação. De acordo com o Boletim da FVS, 76% dos casos notificados são referentes a crianças menores de cinco anos. Todos os casos confirmados são da zona Norte de Manaus.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, reforça o alerta para a única forma de prevenção contra o sarampo, que é a vacina, disponível em toda a rede básica dos municípios – Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs).

 Capital

Na capital, além das UBSs e UBSFs, também há vacina nos 12 Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC), unidades que atendem o público infantil. “É preciso estar atento, porque trata-se de uma doença que é facilmente transmitida”, afirmou Deodato.

A faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde para vacinação é de 1 a 49 anos. Em Manaus, devido à situação de surto epidemiológico, as crianças de 6 a 11 meses também devem receber a vacina.

 Busca retrospectiva

A FVS-AM informa que continua a busca retrospectiva de casos suspeitos de sarampo, atendidos nas unidades da rede estadual, com objetivo de investigar a cadeia de transmissão da doença.

O diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, ressalta que o trabalho consiste em identificar, através dos prontuários, os sinais e sintomas de pessoas que foram atendidos no período, com doenças exantemáticas e, desta forma, fazer a investigação e também realizar a coleta de amostras destes pacientes.

Até o momento foram revistos 51.975 prontuários na busca retrospectiva, informa Bernardino Albuquerque. “Esse trabalho é diário e intenso, realizado pela equipe especializada da vigilância.

Na atualização  desta quarta-feira (03/04) são 11 pacientes encontrados na busca retrospectiva, que já podem ser considerados como casos suspeitos”, explicou.

As equipes estão realizando a busca retrospectiva no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte, HPS 28 de Agosto, HPS Platão Araújo, Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Paulo Xerez e nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) Enfermeira Eliameme Rodrigues Mady, São Raimundo e Coroado.

Videoconferência

Com a intensificação do monitoramento no interior, nesta quarta-feira (04/04), será realizada a “2ª Videoconferência de Casos Suspeito de Sarampo”, por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc).

A videoconferência será ministrada pelo infectologista e diretor de Assistência Médica da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Antônio Magela.

O evento acontecerá das 17h às 18h e alcançará todos os municípios do Amazonas. Na ocasião, o infectologista irá apresentar imagens para ilustrar os casos suspeitos, além de compartilhar a experiência vivenciada na unidade, para o manejo clínico adequado do paciente, no que se refere ao tratamento e isolamento.

Amazonianarede-FVS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.