Por: Annyelle Bezerra / [email protected]
Manaus – Em Manaus, 20 anos desde a última vez, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi recebida, nesta sexta-feira (5), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, por 200 fiéis e devotos. A santa, padroeira da Amazônia, desembarcou ao som de cânticos entoados pelos presentes.
Segundo o arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, a vinda da imagem de Nossa Senhora de Nazaré representa uma grande festa de ação de graças ao trabalho de evangelização feito pela Paróquia de mesmo nome, que, neste ano, completa cem anos de existência.
“Nossa senhora de Nazaré é a grande padroeira da Amazônia. Há uma grande devoção que vem de Belém, mas é também de comunidades ribeirinhas e paróquias de toda a Amazônia. Ela é a mãe de Jesus e representa o aspecto Mariano da nossa fé”, afirmou.
Devoto de nossa senhora há mais de 50 anos, o funcionário público aposentado, Luiz Tomóteo Florindo, 77, aguardava ansioso a chegada da imagem ao saguão do aeroporto. Acompanhado da esposa, a também funcionária pública aposentada e devota de Maria Altalina Moreira Florindo, 70, o fiel afirmou que a fé e o apego a Nossa Senhora de Nazaré foi repassado pelos pais.
“Frequento a paróquia desde os 13 anos de idade. Fui coroinha, integrei a União dos Escoteiros do Brasil e, até hoje, continuo reavivando a fé servindo a comunidade. É uma herança que eu tenho”, disse.
Reunido em um círculo de oração próximo ao desembarque, o advogado e membro do Grupo Mensageiros de Deus, Rafael Fernandes, 25, afirmou ser importante o engajamento do jovem junto à igreja apesar dos obstáculos.
“Cabe a nós dar continuidade, superando as piadas desagradáveis que ouvimos as vezes dos outros”, disse.
Neste sábado, haverá procissão fluvial, às 12h30, e, à noite, missa na Arena da Amazônia, às 19h.
Foto: Sandro Pereira