No AM, Centro de Mídias de Educação tem aulas retomadas após incêndio

13-05aulaManaus – Nesta segunda-feira, 12 de maio, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), retomou as atividades letivas do Centro de Mídias de Educação. O complexo, localizado no bairro do Japiim, em Manaus, gera aulas diárias para 34 mil estudantes em mais de três mil comunidades rurais do Amazonas e havia sofrido um incêndio há exatos 40 dias.

Como solução tecnológica para assegurar a transmissão das aulas e não prejudicar a comunidade estudantil atendida, a Seduc providenciou a instalação de um conjunto de contêineres que foram equipados e já estão em funcionamento, servindo como estúdios transmissores. As aulas ministradas nestes ambientes são geradas via satélite para o interior.

Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, esta foi a solução pensada e executada pelo Governo do Estado para garantir a mais de 30 mil alunos o retorno efetivo às aulas. “O Centro de Mídias foi acometido por um incêndio no dia 2 de abril e procuramos agir rápido, pensando em maneiras para reativá-lo. Providenciamos, então, a instalação de um conjunto de contêineres, que foram devidamente equipados e que já estão em pleno funcionamento servindo como estúdios para os professores ministrarem as aulas que são geradas em tempo real para o interior”, explicou o secretário da Seduc.

O secretário Rossieli Silva informou ainda que as obras de recuperação do prédio do Centro de Mídias e seus respectivos estúdios, sala de operações e complexo de produção audiovisual, danificados pelo incêndio ocorrido no dia 2 de abril, já estão sendo executadas. “Pretendemos concluí-las, igualmente com a mesma rapidez”, citou o secretário.

Na última quinta-feira, dia 8, o secretário Rossieli Silva fez uso de um dos estúdios instalados em contêiner e conversou por meio de interação via satélite com professores, gestores e coordenadores educacionais dos 61 municípios do interior do Amazonas. Na transmissão, foi anunciada a retomada das aulas com transmissões ao vivo, as quais acontecem já nesta segunda-feira, dia 12.

A Seduc, por meio da coordenação do Centro de Mídias, informou que no período de pré-instalação dos contêineres as atividades não foram completamente paralisadas. No período de 40 dias transcorridos após o incêndio, os alunos, em suas comunidades rurais, contaram com atividades como reposição de aulas (via portal), reforço escolar e avaliações. Os trabalhos foram conduzidos pelos professores presencias que atendem a cada uma das salas de aulas do projeto no interior.

Centro de Mídias – O Centro de Mídias de Educação do Amazonas está localizado no bairro do Japiim (zona centro-sul de Manaus) em prédio anexo à Seduc. O Centro é equipado com estúdios de TV de onde uma equipe de professores (especialistas, mestres e doutores) ministra as aulas que são transmitidas via satélite e acompanhadas pelas comunidades rurais amazonenses.

Para que os estudantes do interior tenham acesso às aulas ministradas a partir do Centro de Mídias, o Governo do Estado contratou serviço especializado de comunicação via satélite nas comunidades rurais em que há o projeto.

No interior, cada uma das salas de aulas instaladas nas comunidades rurais está equipada com um kit tecnológico composto por Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 37 polegadas, impressora a laser e no break. A tecnologia permite que professores e alunos interajam como se ambos estivessem no mesmo espaço físico.

O sistema vem sendo ampliado a cada ano pelo Governo do Estado e hoje atende a 34 mil alunos em aproximadamente três mil comunidades rurais. Hoje, com o Centro de Mídias o Governo do Estado oferece educação básica nas modalidades: Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Fonte: Agecom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.