Catedral de N. S. da Conceição foi alvo de assalto na madrugada e ladrões levaram dinheiro de oferrendas

Catedral de N. S. da Conceição foi alvo de assalto na madrugada e ladrões levaram dinheiro

Manaus, AM – As imagens das câmeras de segurança da Catedral Metropolitana de Manaus mostram toda a ação dos bandido. O mais magro é que estuda o ambiente do lado de fora e, depois de um tempo, começa a escalar as paredes e entra pela janela central da igreja.

Em menos tempo ainda, ele já está do lado de dentro e utiliza o pilar central para descer. As caixas de ofertas e dízimos ficam na entrada do templo.

Segundo o administrador da catedral, Giovanni Bentes, os valores do fim de semana ainda seriam recolhidos.

“Uma pessoa entrou, arrombou – a gente foi verificar lá em cima, no segundo piso – e ‘tava’ arrombada, mesmo, a janela, ele entrou por lá, desceu e arrombou o cofre.”

É a segunda vez que a Catedral de Manaus é alvo de ladrões e, sempre isso que ocorre, segundo o administrador, o policiamento é reforçado, mas não por muito tempo.

“Já é a segunda vez que ‘entram dentro’ da igreja, literalmente, e outra vezes aconteceu que entraram na parte externa da lateral da igreja e fizeram alguns furtos, roubos de materiais pequenos. Mas a segunda vez que entram aqui dentro da igreja, mesmo.”

A igreja tem sofrido com a insegurança na área, principalmente depois da entrega da praça da matriz que acabou atraindo muitos moradores de rua para o local e com eles, os assaltantes.

“Alguns, a gente conhece,  tem registros e tudo o mais, então a agente faz o acompanhamento dessas pessoas – nós temos a Comunidade ‘Nova Aliança”, que trabalha com os moradores de rua -, mas a gente sabe que, no meio deles, se infiltra gente de todo tipo.”

As imagens foram repassadas para o 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e uma perícia já foi realizada no local.Nos vídeos, dois homens ficam do lado de fora e apenas um entra e retira o dinheiro.

Os fiéis e a administração da igreja esperam, agora, que a segurança seja reforçada na área.

SSP determina investigações

A Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) já determinou a investigação do roubo de dinheiro da Igreja da Matriz, no centro de Manaus, mas ressaltou que a Guarda Municipal devia manter estrutura para proteção do patrimônio.

Segundo a SSP-AM, o policiamento no Centro da cidade é feito por policiais da 24ª Companhia Interativa Comunitária, que têm desenvolvido diversas ações operacionais na região, diariamente.

Ainda segundo a Secretaria, ao redor da Praça 15 de Novembro, a Polícia Militar realiza o patrulhamento com viaturas de quatro rodas, motocicletas, policiamento a pé (Cosme e Damião) e ciclopatrulhamento.

Em caso de ocorrências, a população pode ligar para o 190 ou para a linha direta da 24ª Cicom pelos números 98842-1548 e 98842-1559, a qualquer hora do dia.

O inquérito policial foi instaurado para apurar o caso e as investigações estão em andamento.

“A Polícia Civil já está em campo investigando este caso”, afirmou o delegado geral adjunto da PC, Ivo Martins.

Amazoninarede-RT

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.