Catadores já coletaram 3 toneladas de resíduos na FIFA Fan Fest™ e Arena da Amazônia

17-06cataManaus – O trabalho realizado pelos 44 catadores que fazem parte do projeto Coleta Seletiva e Solidária, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), vem fazendo a diferença nos dias de jogos da Copa do Mundo, em Manaus.
Além de promover a inclusão efetiva dos catadores no trabalho de coleta de resíduos sólidos da cidade, o projeto vem permitindo aos moradores e visitantes um cenário de limpeza e organização nunca visto antes no entorno das duas áreas de grandes eventos – FIFA Fan Fest™, na Ponta Negra, e Arena da Amazônia, no bairro Flores.

Desde o início dos jogos, no dia 12 deste mês até esta segunda-feira, 16, foram coletadas, aproximadamente, três toneladas, entre plásticos, garrafas pet, latinhas e papelões. Manaus foi uma das seis capitais, entre as 12 cidades-sedes da Copa, contempladas pelo projeto.

De acordo com o assessor jurídico da Semulsp, Eisenhower Pereira Campos, os resultados da iniciativa têm sido muito positivos e já são considerados como legados da Copa do Mundo para a cidade. “Além da quebra de paradigma, estamos muito satisfeitos com a repercussão positiva do trabalho e com a visibilidade e a valorização da atuação dos catadores de resíduos, a partir de uma atuação da Prefeitura de Manaus”, explicou Eisenhower.

Munidos de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que inclui fardamento, luvas, botas, além de carrinhos para transporte e big bags para o acondicionamento dos resíduos coletados, os catadores vêm trabalhando em três turnos, distribuídos entre a Ponta Negra (diariamente), na Fan Fest, e na área da Arena da Amazônia (em dias de jogos).

Segundo o assessor jurídico, no próximo domingo, dia 22, duas consultoras do Ministério do Meio Ambiente virão a Manaus para verificar como está ocorrendo a operacionalização do projeto.

A representante, no Amazonas, do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR), Irineide Lima, afirma que este é um momento histórico para o segmento. “Estamos tendo uma oportunidade única para o catador mostrar a importância do seu trabalho e da sua participação no processo de construção de uma sociedade melhor”, disse.

Segundo ela, ao invés de contemplar apenas um grupo, o MNCR decidiu abrir a oportunidade para que todas as oito associações e grupos organizados de catadores vinculados ao movimento pudessem participar do projeto. Todo o material coletado é destinado às empresas que reaproveitam o material.

A limpeza e a organização da área da Fan Fest™ impressionam os frequentadores da Ponta Negra. “Fazia muito tempo que eu não via a praia e o calçadão tão limpos como agora”, disse a dona de casa Maria Luiza Ribeiro, 39, que aproveitou o último sábado para conhecer a FIFA Fan Fest™.

O presidente da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), da Semulsp, Adriano Rodrigues, atribuiu o sucesso da iniciativa ao trabalho integrado da Prefeitura de Manaus. “Nossa avaliação é totalmente positiva e o trabalho dos catadores está realmente contribuindo com a limpeza da área e com o trabalho dos agentes de limpeza do município”, avaliou.

Segundo ele, outro fator importante que vem contribuindo para a manutenção da limpeza é a proibição da presença de vendedores ambulantes na área. O trabalho conta com o apoio de agentes da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab).

Foto: Karla Vieira/Semcom

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.