“Carretas da Mulher” levam atendimento ao bairro de Santa Luzia

Carretas da Mulher - Sta. Luzia

Carretas da Mulher - Sta. Luzia

Amazonianarede – Semcom

Manaus – O bairro de Santa Luzia receberá a partir de quarta-feira (28) os serviços de duas Unidades Móveis de Saúde da Mulher. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, as unidades atenderão no bairro da zona Sul até o dia 14 de dezembro. As “Carretas da Mulher” – como são conhecidas estas unidades – que estão posicionadas na Compensa e no Parque 10, permanecerão nestes bairros também até o fim da primeira quinzena de dezembro.

No bairro de Santa Luzia, as “Carretas da Mulher” ficarão posicionadas na Praça Guanabara, ao lado da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Tavares de Macedo. Na Compensa, o atendimento está sendo feito no pátio da Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajoz. No Parque 10, as unidades móveis estão na área de estacionamento do Parque Municipal do Mindu.

As “Carretas da Mulher” funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e oferecem exames de mamografia, ultrassonografia e coleta para exame preventivo do câncer do colo do útero. No caso dos exames de mamografia e ultrassonografia é necessário apresentar requisição médica. Este encaminhamento estará sendo feito pelas unidades de saúde da rede municipal que funcionam no entorno dos locais de atendimento. Para coleta de preventivo do câncer de colo do útero, o agendamento é feito na própria unidade móvel, mediante triagem da equipe de atendimento.

Desde que começaram a funcionar, em agosto de 2011, até 30 de agosto deste ano, as “Carretas da Mulher” já realizaram mais de 17,7 mil mamografias; 26,5 mil ultrassonografias; e 16,5 mil coletas de preventivo do câncer do colo do útero, totalizando mais de 60 mil exames.

(FOTO: MARCIO JAMES)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.